A Cepi, Confederação Europeia das Indústrias de Papel, anunciou que via apoiar a iniciativa de Pascal Canfin, presidente do Comité do Ambiente no Parlamento Europeu, de lançar uma Aliança Europeia para a Recuperação Verde. A Cepi junta-se assim a 180 personalidades que se comprometeram com a causa.

Ministros de 11 países, 79 eurodeputados interpartidários de 17 Estados-Membros, 37 CEOs, 28 associações empresariais que representam 10 sectores diferentes, confederações sindicais que representam membros de 90 organizações e 10 federações sindicais, 7 ONGs e 6 think tanks, comprometeram-se a trabalhar em conjunto para criar, apoiar e implementar soluções para preparar as nossas economias para o futuro.

Pascal CanfinPascal Canfin © European Union 2020 - EP

 

O primeiro apelo pan-europeu à mobilização dos pacotes de investimento verde pós-crise trabalhará para construir os planos de recuperação e transformação que consagram a luta contra as alterações climáticas e a biodiversidade como um pilar fundamental da estratégia económica.

“Partilhando a convicção de que a recuperação económica só virá com investimentos maciços para proteger e criar empregos, e para apoiar todas as empresas, regiões e setores que têm vindo a travar repentinamente a economia, a aliança compromete-se a contribuir para as decisões de investimento pós-crise necessárias para reiniciar e impulsionar a nossa economia”, divulga a Cepi.

Adiantam ainda “A Covid-19 não fará com que as alterações climáticas e a degradação da natureza desapareçam. A luta contra esta crise não será vencida sem uma resposta económica sólida. A aliança compromete-se a participar na luta e na vitória destas duas batalhas simultaneamente, e ao fazê-lo, ser mais fortes juntos”.

Entre os signatários estão personalidades como Jean-Paul Agon, Chairman e CEO da L'Oreal, Tim Brett, Presidente da unidade europeia da The Coca Cola Company, Jesper Brodin, CEO do INGKA group - Ikea; Ignazio Capuano, Presidente da Cepi, Niels B. Christiansen, CEO do grupo LEGO; Lars Hanseid, CEO  da 3M EMEA; Alan Jope, CEO da Unilever; António Mexia, CEO da EDP e Brad Smith, Presidente da Microsoft, entre muitos outros.