A Epson está a participar com a Monna Lisa na ITMA 2023, em Milão, até 14 de junho, para demonstrar as mais recentes inovações para a evolução da indústria têxtil digital.  Em destaque estão a Monna Lisa ML-16000/HY e a Monna Lisa ML-24000, além das novas configurações para as Monna Lisa ML-8000 (agora com configuração REACID) e a Monna Lisa ML-32000 com uma nova largura de 340 cm.

Epson ITMA 3

«A Epson continua a apostar na renovação e expansão da sua gama de soluções de impressão têxtil, oferecendo aos clientes a oportunidade de responder às necessidades de um mercado em constante crescimento e cada vez mais competitivo, ao mesmo tempo que investiga e experimenta novas visões, desde processos mais curtos à utilização de novas fibras», comenta Paolo Crespi, Diretor Comercial da Epson Como Printing Technologies.

«Graças à nossa Monna Lisa, agora alargada, queremos reforçar a forma como a transição para processos de produção cada vez mais sustentáveis pode ser implementada através de soluções altamente flexíveis».

Epson ML 16000 02

A Monna Lisa ML-16000/HY é a impressora adequada para as empresas que precisam de otimizar a produção de impressões complexas e oferecer um ponto extra de criatividade. É capaz de criar qualquer efeito em digital, por mais sofisticado que seja, para obter tecidos estampados com designs dourados, prateados, tintas brilhantes, de lacas brilhantes a metálicos dourados ou prateados e brancos totalmente opacos. 

Já a primeira impressora equipada com 24 cabeças de impressão Epson PrecisionCore e 12 cores, a Monna Lisa ML-24000 pode imprimir em qualquer tipo de tecido, desde os tecidos naturais, artificiais e sintéticos até às fibras vegetais. Graças à sua compatibilidade com uma vasta gama de tintas, as empresas podem obter todas as certificações específicas de que necessitam (como GOTS ou OEKO-TEX).

A Monna Lisa ML-8000 é a primeira impressora da série concebida com a nova configuração REACID, que é nova no ambiente da Monna Lisa e que em breve estará disponível para outras impressoras da série. A nova configuração acrescenta uma vasta seleção de materiais e fibras à lista de tecidos compatíveis, incluindo fibras não tradicionais, e reforça a capacidade para se adaptar a uma grande variedade de requisitos de impressão, proporcionando uma grande flexibilidade de utilização.

Epson ML 24000 02

A Monna Lisa ML-32000 tem uma nova largura de 340 cm permite a impressão de dois tecidos em simultâneo, aumentando a produtividade e reduzindo o consumo de energia e de recursos. A nova largura de impressão é particularmente útil para têxteis de lar e decoração, permitindo uma impressão ainda mais rápida de cortinados, roupa de cama, artigos decorativos ou estofos.

Novas possibilidades com a Epson SureColor

No stand, a Epson também apresenta a sua série SureColor, incluindo a impressora DTG de Epson SureColor SC-F3000, a Epson SureColor SC-F10000H e a Epson SureColor SC-S80600L, equipada com tintas de 10 cores, para impressão em peles sintéticas para moda, acessórios e decoração de interiores.

No stand da Epson é possível ver e tocar alguns dos exemplos de criações de moda de conceituados profissionais de design do Extremo Oriente. Alguns dos nomes em exposição incluem: o designer de moda coreano Lie Sang Bong, o designer de moda e diretor artístico Aguri Sagimori e o designer de moda japonês, baseado em Paris, Yuima Nakazato.

Os trabalhos criativos de Nakazato provêm da Semana da Moda de Alta-Costura de Paris, onde algumas das suas criações se basearam na nova Dry Fiber Technology (DFT), um conceito mais sustentável e potencialmente transformador da produção na indústria têxtil. O conceito Dry Fiber Technology, atualmente comercializado para a reciclagem de papel de escritório e que quase não necessita de água no processo, poderá ser adaptado para produzir tecidos não-tecidos a partir de peças de vestuário usadas.

Além disso, o stand da Epson também apresentará trabalhos de designers de moda de Quioto e projetos de estudantes do Japanese Bunka Fashion College.