A FEFCO – Federação Europeia dos Fabricantes de Cartão Canelado lançou a primeira edição do seu Manual de Cibersegurança.

Trata-se de um conjunto de orientações e ferramentas práticas desenvolvido para apoiar as empresas do setor a reforçarem a sua proteção contra ciberataques e prepararem-se para as futuras obrigações regulatórias da União Europeia.

O manual resulta de um trabalho de colaboração entre fabricantes de cartão canelado e fornecedores estratégicos. A iniciativa foi validada pela EY, garantindo o alinhamento com os melhores referenciais de mercado e com as normas regulamentares em vigor.

“O nosso objetivo é sensibilizar o setor para os riscos cibernéticos crescentes e adotar uma abordagem estruturada de proteção, sem comprometer a inovação”, explicou Hans Christian Hansen, presidente do comité de cibersegurança da FEFCO, representante da DS Smith, uma empresa do grupo International Paper.

O Manual de Cibersegurança da FEFCO inclui uma Lista de pontos de controlo para autoavaliação e reforço das medidas internas de segurança; uma Checklist de conformidade para fornecedores, promovendo a uniformização de expectativas na cadeia de valor e um Guia para Acordos de Segurança de Interconexão (ISA), orientando o intercâmbio de dados entre parceiros de forma segura

A FEFCO pretende que este recurso seja partilhado dentro e fora da Europa, servindo como referência para organizações congéneres e empresas do setor a nível global. A federação destaca ainda que a cibersegurança será um dos temas centrais do Seminário Técnico agendado para 8 a 10 de outubro de 2025, em Roma, e que em 2026 promoverá um workshop específico, com foco na aplicação prática das medidas recomendadas.

O manual e os materiais de apoio já estão disponíveis para download gratuito no site oficial da FEFCO.