A Mimaki Europe anunciou o lançamento de duas novas tecnologias na ITMA 2023, que se realiza em Milão até 14 de junho: um sistema de impressão por transferência de pigmentos têxteis e o processo Neo-Chromato.

As inovações estão a ser apresentadas pela primeira vez antes de estarem comercialmente disponíveis.

Neo Chromato

Arjen Evertse, General Manager Sales da Mimaki Europe, refere que «tradicionalmente, o processo de tingimento de fibras naturais gera uma quantidade alarmante de águas residuais - cerca de 2 biliões de toneladas todos os dias nos processos de pré e pós tingimento em todo o mundo - e contribui significativamente para as emissões de CO.

«Além disso, o processo de tingimento é complicado em termos de estrutura e processo de equipamentos e, frequentemente, o transporte internacional de produtos têxteis a partir dos principais países produtores de têxteis também emite CO2. O sistema de impressão por transferência de pigmentos têxteis minimiza o uso de água e simplifica o fluxo de trabalho de impressão. Adicionalmente, o seu tamanho compacto e preço acessível permitem a implementação local da produção de pequenos lotes de têxteis, levando à redução significante do impacto ambiental», adianta.

O sistema, demonstrado no stand da Mimaki (H7-C304) é composto por três elementos essenciais: a Tinta Pigmentada para Têxteis, o Sistema de Transferência e o Papel de Transferência de Pigmentos Têxteis Texcol.

O Texcol é um papel de transferência, desenvolvido pelo fabricante holandês de papel Coldenhove, que permite a transferência de uma impressão digital através de um processo de transferência de três etapas para criar uma aplicação numa ampla variedade de materiais, incluindo fibras naturais.

O design é inicialmente impresso no papel usando uma TS330-1600 personalizada - impressora de sublimação de corantes de alto volume e alta qualidade da Mimaki - e as novas tintas pigmentadas da Mimaki desenvolvidas para o processo.

O módulo que adapta a TS330-1600 estará disponível como uma opção para os clientes atuais e novos da Mimaki no terceiro trimestre de 2023, mas é apresentado previamente no stand da Mimaki na ITMA, mostrando em exclusivo aos visitantes da feira como a impressora Mimaki pode ser transformada numa solução mais sustentável para vestuário, têxteis para casa e soft signage. A nova Tinta Pigmentada para Têxteis da Mimaki encontra-se em pleno processo de certificação bluesign antes de ficar comercialmente disponível.

Na etapa final, o papel Texcol passa por um processo sem água numa calandra de nível de entrada, sobre o tecido escolhido.

Tecnologia têxtil cíclica

A Mimaki também está a lançar o Processo Neo-Chromato, que revoluciona a reutilização de têxteis de poliéster coloridos.

Arjen menciona que «a crescente conscientização sobre sustentabilidade tem gerado um grande problema de eliminação na indústria têxtil, com os têxteis de poliéster a representarem aproximadamente 60% dos 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis em todo o mundo. Desta quantidade gigantesca de resíduos de poliéster, atualmente apenas cerca de 15% são reciclados. O Processo Neo-Chromato da Mimaki faz face a este problema com recurso a uma tecnologia de descoloração para tintas de sublimação de corantes. O processo não só elimina a necessidade de incineração de resíduos de poliéster, como também reduz o consumo de energia associado à reciclagem têxtil.»

Ao descolorir têxteis de poliéster tingidos com tecnologias de sublimação de corantes, o processo permite que os materiais sejam reimpressos ou tingidos imediatamente, contribuindo para uma economia circular. Não existe limite para o número de vezes que o poliéster reutilizado pode ser tratado com o Processo Neo-Chromato. O processo em si minimiza o uso de água e a poluição, permitindo a eliminação do papel absorvente e dos solventes de descoloração utilizados no processo como resíduos incineráveis.

«É uma responsabilidade de todos aqui na ITMA e na indústria têxtil em geral contribuir para um futuro mais sustentável. A Mimaki colabora ativamente com marcas de retalho e vestuário para explorar o potencial total das nossas tecnologias sustentáveis mais recentes. Ao mesmo tempo que estas últimas inovações possibilitam avanços significativos na produção têxtil sustentável, também continuamos focados em trazer mais inovações ao mercado que respondam às necessidades urgentes dos nossos clientes, designers, marcas e, mais importante, do planeta», conclui Arjen.

Em Portugal, a Mimaki é representada pela Digidelta.