A ML-8000 é novo modelo de entrada da série Monna Lisa, da Epson, que está equipada com 8 cabeçotes PrecisionCore. A ML- 8000 atinge uma velocidade de impressão de 155 metros quadrados por hora (600x600 dpi em 2 passadas), e quer apelar às empresas que pretendem adotar a tecnologia digital para a impressão têxtil.

As tecnologias exclusivas de Microweave e tabela de busca (LUT) reduzem o efeito banding e grão, enquanto a Tecnologia Multi-Layer Halftone (MLHT), que renderiza os padrões de pontos half tone em cada camada, reduz os gradientes de imagem causados por pontos desalinhados.

Monna Lisa 8000

A tecnologia Dynamic Alignment Stabilizer (DAS) também garante maior estabilidade na qualidade de impressão, controlando as formas de onda em cada chip da cabeça de impressão para maior precisão no posicionamento de pontos e maior uniformidade na densidade de cada passagem.

A ML-8000 também inclui a capacidade de alinhar cores simetricamente, para sobreposição precisa de cores durante a impressão bidirecional de passagem lenta, bem como controlo preciso da posição da correia (Accurate Belt Position Control, ABPC) para a deteção automática da distância de alimentação da correia, garantindo o avanço preciso do tecido. O resultado é, diz a fabricante “excelente reprodução de gradação de cores, detalhes finos e padrões geométricos complexos”.

O modelo está equipado com um sistema de remoção de pó remove os fiapos da superfície dos tecidos antes que estes entrem na área de impressão, enquanto o sistema de remoção de vapor de tinta evita que cole na superfície dos injetores. A tecnologia de verificação de injetores (NVT, Nozzle Verification Technology) deteta a ausência de manchas que implicam obstrução em injetores e ajusta o nível de tinta a ser ejetado para manter a qualidade da imagem e reduzir os erros de impressão.

O rolo de limpeza de pano, limpa contínua e automaticamente os injetores do cabeçote, reduzindo a necessidade de manutenção manual diária. A precisão da tecnologia de alinhamento das cabeças permite que o utilizador a substitua rapidamente.

Graças à função de calibração automática via câmara RGB, o operador pode realizar a substituição do cabeçote e os ajustes necessários em menos de 30 minutos. O sistema de monitorização remoto Epson facilita a obtenção de respostas rápidas para problemas potenciais, reduzindo o tempo de inatividade da produção e as chamadas de serviço técnico.

Com um painel de toque de 9 polegadas, que exibe o status atual da impressora, instruções de uso e procedimentos de manutenção comuns e cartuchos de tinta duplos de alta capacidade (3 a 10 litros) e a substituição a quente permitem produção ininterrupta.

Tinta GENESTA: o cuidado com o meio ambiente

As tintas Epson GENESTA estão disponíveis nas formulações Ácida, Reativa, Dispersa e Pigmentada, em embalagens seladas a vácuo. Todas elas são certificadas com ECO PASSPORT para atender aos padrões reconhecidos para impressão em tecido ambientalmente responsável. Além disso, a tinta ácida tem aprovação bluesign®, enquanto as tintas reativa e pigmentada são verificadas pelo GOTS, ECOCERT.