A Comissão Europeia abriu uma consulta pública para recolher contributos que ajudarão a moldar a futura estratégia digital externa da União Europeia.

Os dados reunidos servirão de base para a Comunicação Conjunta sobre a Estratégia Digital Internacional, a ser publicada em breve em colaboração com a Alta Representante e Vice-Presidente da Comissão, Kaja Kallas.

A iniciativa tem como objetivo definir o caminho da UE para reforçar a sua influência global em matéria digital, promover a sua soberania tecnológica, proteger os valores democráticos e reforçar a segurança e defesa no contexto da transformação digital global.

A consulta está aberta a empresas tecnológicas, associações comerciais, autoridades nacionais dos Estados-Membros e de países terceiros, organizações da sociedade civil, universidades e cidadãos. Todos podem enviar os seus contributos até ao próximo dia 21 de maio.

O processo pretende identificar desafios, soluções e impactos potenciais das futuras ações europeias nesta área, baseando-se também nos avanços já feitos nas parcerias digitais e na consolidação da diplomacia digital da UE.

A nova comunicação conjunta inscreve-se na ambição europeia de se afirmar como um ator digital global responsável, competitivo e alinhado com os princípios de uma economia digital aberta, segura e centrada no ser humano.

As informações estão disponíveis no portal oficial da Comissão Europeia.