A Leonhard Kurz lançou a DM-UNILINER 3D, o mais recente desenvolvimento da sua subsidiária Steinemann DPE.

Trata-se de um sistema modular de impressão digital para acabamento de rótulos e aplicação de efeitos 3D.

"A DM-UNILINER 3D é uma verdadeira mudança para a indústria de etiquetas. Faz revestimento liso brilhante ou mate, bem como revestimento de relevo com efeitos hápticos, e metalização brilhante numa única passagem", explica Jordi Giralt, Global Head of Sales para soluções digitais de embelezamento na Kurz. "O DM-UNILINER modular 3D dá aos nossos clientes uma forma eficiente e flexível de fazer acabamento analógico de forma digital.

DM UNILINER 3D Label

No centro do sistema está a tecnologia de jato de tinta com verniz UV da Steinemann DPE, combinada com a tecnologia de acabamento Kurz Digital Metal®. A tecnologia Inkjet permite efeitos planos e tridimensionais com diferentes camadas e é adequada para superfícies maiores, bem como para estruturas delicadas.

Até seis rolos de metalização diferentes podem ser processados em paralelo no DMUNILINER 3D, proporcionando desenhos únicos. O verniz digital pode ser usado como proteção funcional sobre a metalização digital ou simplesmente como um elemento de design.

DM UNILINER 3D

Dependendo do substrato e do design, os trabalhos de impressão 3D podem ser terminados em velocidades de até 100 m/min no DM-UNILINER 3D, com diâmetros de rolo até 800 mm. O design industrial com operação intuitiva e fácil de usar proporciona mudanças rápidas de trabalho, e o sistema também impressiona com o seu baixo consumo de verniz, tempos de configuração muito curtos e baixos requisitos de manutenção, diz a fabricante.

A Kurz desenvolve e fabrica camadas decorativas e funcionais aplicadas à folha transportadora para uma vasta gama de indústrias, desde a indústria de embalagens e impressão até aos sectores automóvel, de electrónica, de cartão e têxteis.