Novas opções de automação, um novo formato (650 x 940 m) que promete cortar os custos com chapas em cerca de 20% e uma tecnologia de transferência herdada da Speedmaster XL são os destaques da nova geração da Heidelberg Speedmaster SX 102.

 “Perfect from all sides” (Perfeito em todos os lados”) é o slogan para o lançamento da nova máquina, destinada às gráficas dedicadas à impressão comercial. As aplicações típicas variam entre produtos como brochuras e alguma embalagem que envolva materiais de pouca gramagem e que seja necessário produzir numa única passagem.

Speedmaster102

O novo formato (650 x 940 mm) promete cortar os custos com a produção de chapas em cerca de 20%, embora o formato convencional (720 x 1,020 mm), continue a estar disponível.

A Speedmaster SX 102 foi pensada como uma máquina que pode ser atualizada consoante as necessidades do cliente. O modelo base está equipado com o sistema de retroverso, com o Intellistart 3, Intelliline, Intellirun, Wash Assistant, Powder Assistant, e outras funcionalidades.  Se necessário, a configuração pode ser estendida até se atingir o conceito de produção autónoma a que a marca chamou “Push to Stop”.

Com a ajuda da inteligência artificial, os sistemas de assistência digital também conseguem uma redução significativa no número de intervenções manuais por parte dos operadores. Além de poupar tempo, isto também significa que há menos risco de erros. Graças ao Prinect Press Center XL 3 e ao fluxo de trabalho Prinect, a Speedmaster SX 102 pode ser totalmente integrada no fluxo de trabalho de uma gráfica.

O alimentador Preset Plus e o output também foram herdados da tecnologia XL e a velocidade máxima de impressão é de 14 000 folhas por hora em modo de frente / verso.

A ergonomia para os operadores foi outro ponto que recebeu muita atenção no novo desenvolvimento.