O Flint Group anunciou que as suas séries de tintas para offset agora não contêm óleo mineral. A linha completa K+E agora é feita exclusivamente com formulações mais sustentáveis, havendo planos para aumentar o uso de matérias-primas ecológicas e para tornar as embalagens mais fáceis de reciclar.

A partir de julho, o óleo mineral também será eliminado como matéria-prima de todos os processos de fabricação. Roy van der Pijl, Diretor Comercial de Soluções de Embalagens Offset comenta: «Orgulhamo-nos de fornecer tintas sustentáveis para a indústria de impressão, com o objetivo de apoiar os objetivos ambientais dos nossos clientes e de reduzir o nosso próprio impacto no planeta.»

 

«Embora a maioria das nossas linhas de tinta já fosse feita de matérias-primas sustentáveis e biorrenováveis, reconhecemos que o uso de óleo mineral estava a prejudicar os esforços de sustentabilidade. É por isso que realizamos esta revisão e é com prazer que anuncio que nossas tintas de processo Sheetfed à base de óleo mineral agora são produzidas a partir de matérias-primas mais sustentáveis.»

Desde janeiro de 2023, a França proibiu o uso de mais de 1% de óleo mineral em tintas de impressão para aplicações comerciais e de embalagem, reduzindo o limite para apenas 0,1% até 2025, sinalizando o início da mudança de regulamentação em todo o mundo. A medida apoia o processo de destintagem, evitando que o óleo residual adira às fibras de papel durante a reciclagem.