A Kodak anunciou que com as tintas Kodachrome é possível atingir, na impressão jato de tinta, a qualidade offset na impressão a jato de tinta de alta velocidade da Kodak Prosper Ultra 520.
As tintas fornecem “consistência de cores excecionais em uma ampla gama de substratos. O segredo está no processo de micro moagem de pigmento proprietário da Kodak, que cria partículas de pigmento que normalmente têm menos de 50 nanómetros com uma distribuição de tamanho muito estreita. Os processos competitivos de moagem de pigmentos não podem aproximar-se desses níveis”, refere o comunicado.
Os pigmentos mais finos resultam em tempos de secagem de tinta mais rápidos e camadas de tinta muito finas. Isso significa menos dispersão de luz, cores mais ricas e puras.
As tintas Kodachrome produzem um volume de gama 95% maior do que a SWOP (web offset) e uma gama 39% maior do que a GRACoL (offset alimentado por folha), diz a fabricante. Como essas propriedades significam que as tintas exigem menos tempo de aplicação para obter cores excelentes, ajudam a reduzir os custos operacionais da máquina a jato de tinta.
As tintas são à base de água e com baixo teor de humidade, tornando-se mais sustentáveis do que as tintas convencionais à base de solvente. Não contêm PVC nem ftalatos, tornando-as mais seguras para as pessoas e para o ambiente.
Juntamente com a linha de agentes primários à base de água, as tintas Kodakchrome podem ser usadas para impressão em praticamente qualquer substrato. Os primários melhoram a recetividade e a adesão da tinta, a resistência à abrasão e a qualidade da imagem na maioria dos tipos de papel, plástico e filme.