fbpx

A Intergraf anunciou os vencedores do Intergraf Young Talent Award 2021, celebração anual das ideias pioneiras dos jovens na indústria gráfica. O primeiro lugar foi atribuído a Rita Estevinha Silva, de Portugal, pela sua entrada 'O Futuro da Impressão: a visão de uma Gen Zer'.

Rita Estevinha Silva 500x500

Tom Maskill, do Reino Unido, conquistou o segundo lugar e Cédric Dumont, da França, conquistou o terceiro lugar.

O Intergraf Young Talent Award foi criado em 2017 para elevar as vozes da próxima geração. Este ano focou-se na forma como o sector pode continuar a ser atrativo para os jovens. Como é que a impressão se vai desenvolver no futuro? Que tipo de ambiente de trabalho procura? Como pode uma empresa de impressão fornecer isto? Estas foram as três questões importantes abordadas pelos participantes na edição de 2021 do prémio.

Rita Estevinha Silva apresentou uma visão particularmente ponderada e desafiante sobre o futuro da impressão. A indústria gráfica, notou Rita, precisa de "encarar a tecnologia como uma oportunidade e não como um inimigo, para que possa efetivamente mudar". Parte desta mudança é, naturalmente, abraçar todas as coisas digitais, mas Rita também enaltece a importância de proporcionar um "ambiente fresco e feliz" desenvolvendo práticas de trabalho mais modernas que centram o bem-estar e a satisfação do pessoal, em vez de estruturas mais tradicionais que por vezes permaneceram inalteradas e incontestadas durante demasiados anos.

Reagindo à sua vitória, Rita disse que "ainda estou estupefacta com este prémio. Sempre sonhei em ser uma voz ativa no discurso contemporâneo. Isto é certamente um vislumbre de tal sonho. O meu coração está cheio. Obrigado, Intergraf!".  A Rita apresentará as suas ideias vencedoras na Conferência Final do projeto Print Your Future, na quarta-feira, 3 de novembro de 2021, em Bruxelas.

O vencedor do segundo lugar, Tom Maskill, do Reino Unido, disse que "é fantástico ser reconhecido no Intergraf Young Talent Award 2021. Apesar de um complicado último par de anos e desafios contínuos, há todo o tipo de bons e inovações vindos do mundo da impressão. É emocionante fazer parte disso."

O vencedor do terceiro lugar deste ano, Cédric Dumont, da França, celebrou o seu segundo reconhecimento consecutivo no Intergraf Young Talent Award, afirmando que estar "muito grato à Intergraf por este prémio! Pelo segundo ano ganho o terceiro lugar do Intergraf Young Talent Award e é muito importante para mim partilhar as minhas ideias com estes atores da indústria gráfica!"

As 10 melhores inscrições a partir de 2021 e top 3 a partir de 2020 podem ser vistas no site do projeto Print Your Future. Lá consta ainda a participação da portuguesa Constança Barbosa Simões. Todas as entradas levantam muitos pontos importantes e devem ser estudadas com atenção por todos os que têm interesse no futuro da impressão.