IT LB2019

A Alfândega do Porto foi o local escolhido para reunir vários especialistas de empresas parceiras e clientes da Konica Minolta, para debater as tendências e o futuro do segmento Label.

O evento, que contou com uma manhã de conversas e uma tarde de demonstrações da nova AccurioLabel 230 e de algumas soluções de parceiros, arrancou com uma intervenção de Pedro Monteiro. O managing director deputy da Konica Minolta em Portugal anunciou a intenção da marca de apostar cada vez mais na impressão industrial: “o Label é uma área de investimento a nível global e a nível local e vão ter oportunidade de ver isso nos próximos anos”.

O painel moderado por Ana Paula Cecília (diretora da revista Intergráficas) contou com a intervenção de André Pinheiro (CEO da Masterroll), Susana Teixeira (CFO da Lemorau) e Chris Spooner (Business Development Manager na Label Traxx) e foi dedicado ao tema “Tendências no mercado Label”.

Chris Spooner, Susana Teixeira, André Pinheiro e Ana Paula Cecília

André Pinheiro partilhou as vantagens dos produtos da HERMA e as questões que se colocam na escolha entre substratos hot-melt ou sintéticos.

Susana Teixeira falou acerca dos desafios de uma empresa familiar que produz equipamentos para os acabamentos nas áreas das etiquetas. A Lemorau, com mais de 30 anos de atividade, decidiu apostar na internacionalização e em apenas 6 anos chegou a 59 países. Susana refere que a presença nas feiras e o sucesso dessa aposta chegam com mais exigências para a atividade da empresa, que se tem adaptado para dar a melhor resposta aos atuais e novos clientes.

Chris Spooner, por sua vez, relembrou a importância do software para a integração, a otimização de processos e a melhoria das margens de lucro, num mundo cada vez mais competitivo.

“Inovação e valor acrescentado no mercado Label” foi o mote para uma conversa entre Alice Machado (diretora da revista PACKAGING), Carsten Bamberg (Business Development Manager na Konica Minolta Europe), Bruno Rodrigues (CEO da Conceptina) e Alexandre Tavernier (EMEA Regional Sales & Marketing Manager na MGI Digital Graphic Technology).

Alexandre Tavernier, Bruno Rodrigues, Alice Machado e Carsten Bamberg

Carsten Bamberg falou acerca do percurso da Konica Minolta, que em apenas quatro anos entrou neste segmento, introduziu três novas máquinas, e já conta com 450 instalações em todo o mundo. O executivo refere que a AccurioLabel 230 é uma solução que apresenta benefícios significativos na produtividade, flexibilidade e personalização, destinando-se a empresas de embalagens gráficas de pequenas e médias tiragens.

Bruno Rodrigues, à cabeça de uma empresa criativa que integrou a produção in-house no ano passado, contou a sua experiência e falou acerca dos requisitos dos clientes, que são manifestamente mais preocupados com as questões da sustentabilidade e da diferenciação no linear.

E de diferenciação foi o que falou Alexandre Tavernier, que enumerou todas as possibilidades de acabamento da nova estrela da MGI, a JETvarnish 3D Web Color +. Alexandre revelou que o futuro estará na impressão de eletrónica, como soluções RFID, que poderão ser avançadas já na próxima drupa.

 Segmento em expansão

Dados disponibilizados pela consultora Smithers Pira, indicam que o volume total de impressões de etiquetas em formato A4 fixou-se nos 82 milhões em 2012 e as estimativas apontam para que atinja os 1,43 mil milhões em 2022.

AccurioLabel 230

Independentemente do setor, os rótulos e as etiquetas são elementos-chave de uma embalagem, ao permitirem a identificação do produto, a promoção da marca e a logística, pelo que o potencial de impressão nesta área é enorme.

A tendência é particularmente significativa no mercado global de etiquetas impressas digitalmente que regista um crescimento a mais de 15% por ano e estima-se que, em 2020, 40% dos equipamentos mundiais de impressão de etiquetas sejam digitais.