O canal angolano TV Zimbo foi oficialmente lançado em Portugal e está disponível em exclusivo na operadora NOS, na posição 193. O evento de lançamento ocorreu ontem, em Lisboa.
Segundo Paulo Julião, presidente do Conselho de Administração da TV Zimbo, o objetivo é atingir a comunidade angolana em Portugal, que conta com mais de 410 mil residentes, além de promover o canal junto de todos os falantes da língua portuguesa.
A TV Zimbo vai transmitir 15 horas diárias de produção própria, com sete horas dedicadas a conteúdos informativos e oito horas de entretenimento. Entre os principais programas destacam-se "A Tarde É Nossa", com foco na cultura e sociedade angolana, "Jornal da Zimbo", um telejornal com informações credíveis, e "Debate Livre", um programa de análise de temas relevantes em Angola. Outros programas incluem "Nossa Terra", sobre as curiosidades e paisagens angolanas, e "Sexto Sentido", um talk show matinal centrado em temas femininos.
A emissão da TV Zimbo em Portugal será transmitida a partir de Luanda, com a participação dos jornalistas e apresentadores baseados em Angola. Entre as principais figuras do canal estão Dina Simão, Neurite Mendes, Amílcar Xavier, Igor Benza e Zuleica Wilson, rostos conhecidos da televisão angolana. Embora todos os programas sejam atualmente gravados em Angola, há planos para produzir conteúdos em Portugal, focados na vida da comunidade angolana residente no país.
O canal TV Zimbo, criado em 2008 como o primeiro canal privado de Angola, lidera as audiências no país desde 2017. A sua expansão para Portugal visa oferecer conteúdos diferenciados com foco na comunidade angolana e na promoção da cultura e informação de Angola para todos os falantes da língua portuguesa.