No dia 30 de outubro, no Porto, foi lançada a segunda Fase da Campanha #LerAntesClicarDepois, integrada no Fórum das Competências Digitais, promovido pelo INCoDe.2030.

A coordenadora do Departamento de Desenvolvimento e Inovação do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), Isabel Baptista, reforçou a importância desta campanha pedagógica e multiplataforma, sublinhando que "o CNCS sentiu a necessidade e sente, diariamente, de sensibilizar toda a população, porque o número de incidentes registados continua a aumentar”.

A primeira fase da campanha, apresentada pelo Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, e o CNCS, decorreu durante o mês de maio, em parceria com a RTP, o Centro Internet Segura, Instituições de Ensino Superior, municípios, empresas, tais como os CTT, o Metro de Lisboa, a Microsoft e a TAP, bem como organismos da Administração Pública.

Chegar a todas as pessoas, independentemente do seu nível de literacia digital, através de meios de comunicação como a imprensa e as redes sociais esteve na base da campanha pedagógica e multiplataforma, fruto de um trabalho conjunto com o Conselho Superior de Segurança do Ciberespaço.  

Através de uma brochura informativa, cartões com mensagens de alerta e um kit de vídeos curtos em formato de animação, que abordam o phishing, o smishing, o vishing, a extorsão sexual, o cyberbullying, as compras online, as redes sociais, e boas práticas de cibersegurança para PME’s, desenvolvidas em parceria com o IPAMEI, a campanha #LerAntesClicarDepois quer ter expressão nacional e chegar a pessoas de todas as idades, alertando-as para os perigos e as ameaças associadas ao mundo digital.

O CNCS convida os cidadãos e organizações a juntarem-se à missão de fortalecer a consciência sobre a segurança digital através da partilha de um conjunto de boas práticas. Saiba mais em: https://www.cncs.gov.pt/pt/campanha-lerantesclicardepois/.