A IPG Mediabrands, holding do Grupo Interpublic anunciou o lançamento da KINESSO, uma unidade que utiliza a inteligência real através da tecnologia, dos dados e dos media.

A nova entidade integra duas marcas, Reprise e Matterkind. Em Portugal, a unidade de negócio é liderada por André Louraço, Managing Director da KINESSO.


Em comunicado, a KINESSO refere que, até 2025, o panorama mediático vai estar preparado para uma transformação profunda com três grandes tendências a moldar a mudança. Os dados apontam que 75% de todos os meios de comunicação passarão por uma mudança radical rumo à automação e otimização orientadas por IA, revolucionando a forma como criam e entregam os seus conteúdos. Além disso, 90% do conteúdo online terá origem em fontes geradas pela inteligência artificial, o que redefinirá os limites da criatividade e da divulgação de informação. Por último, os Retail Media irão registar um aumento, com um investimento significativo de 121,9 mil milhões de dólares, convertendo-se no quarto maior canal de meios de comunicação a nível mundial, segundo a BestMediaInfo Bureau.


André Louraço, Managing Director da KINESSO para Portugal, refere: «A KINESSO foi criada especificamente para dar resposta às necessidades sempre em mudança dos clientes, numa indústria e num mundo que se encontram em constante movimento. Ao combinar o poder coletivo da Matterkind e Reprise na marca KINESSO, esta nova entidade encontra-se numa posição única para estabelecer um maior nível de serviço e potenciar os resultados dos clientes da IPG Mediabrands.»


O portfolio de serviços da KINESSO abrange performance marketing, dados e tecnologia, preparada para a excelência digital através de recursos avançados, incluindo mecanismos de pesquisa progressivos, experiência digital e inteligência de plataforma para ativação de media, IA e desenvolvimento de audiências.

Equipa Gestao Kinesso


Alberto Rui Pereira, CEO da IPG Mediabrands para Portugal, acrescenta: «Este é um momento importante na nossa história e estamos muito entusiasmados pelo futuro que a KINESSO irá trazer. Unificar as equipas traz maior talento e experiência para gerar os melhores resultados aos nossos clientes. Esta integração coloca-nos na vanguarda na era digital, representa o nosso compromisso com a inovação e permite-nos ultrapassar as barreiras da indústria. Num mundo cheio de complexidade, vamos proporcionar mais clareza, conhecimento e estratégias que vão contribuir para o sucesso dos nossos clientes e do seu futuro».


«A KINESSO, por definição, significa movimento e mudança, e é isso que estamos a trazer para a vanguarda deste novo negócio. Estamos aqui para ajudar os nossos clientes a ter sucesso e garantir que se diferenciam no mercado. A KINESSO constituirá o sistema operacional mais eficiente e robusto do mercado, suportado por uma infraestrutura que irá permitir a todas as nossas agências funcionar com agilidade e coerência à escala global», disse Jarrod Martin, CEO da KINESSO.


A KINESSO promete um mecanismo de planeamento e otimização ao mesmo tempo que fornece estratégia baseada em dados para as plataformas sociais, crescimento acionável no e-commerce e criação de marketplaces específicos, tendo em conta a função e necessidades de cada cliente.