E se um dia acordar e não reconhecer a sua família, a sua casa ou aqueles amigos que sempre fizeram parte da sua vida? As perguntas são da BAR Ogilvy, que recorda a realidade de quem tem Doença de Alzheimer. 

Para sensibilizar para as demências e promover a prevenção, a agência associou-se à Associação Alzheimer Portugal e desenvolveu uma campanha com o conceito "Nunca imaginamos esquecer aqueles que para nós são inesquecíveis". 

Retratos Bar Ogilvy

Responder a estas questões e fazer o exercício é urgente para promover o aumento do conhecimento sobre os fatores de risco modificáveis e as estratégias para diminuir o risco de vir a desenvolver demência. 

“Há pessoas que infelizmente já conhecem a Doença de Alzheimer de perto, devido a algum caso na família. Mas depois há inúmeras pessoas, como as mais jovens, que nem sequer pensam sobre isso e que acreditam que esta é uma realidade distante. É sobretudo com estas pessoas que queremos falar, para provocá-las a refletir sobre o problema e ajudar a preveni-lo desde já”, refere José Bomtempo, CCO-Partner da BAR Ogilvy, explicando que a campanha nasceu a partir dessa premissa e pretende consciencializar as pessoas sobre a iminência deste problema.

Segundo um novo estudo acabado de divulgar pela publicação científica The Lancet Public Health, estima-se que 153 milhões de pessoas no mundo terão demência em 2050, quase o triplo do estimado para 2019 (57 milhões), devido ao crescimento e envelhecimento da população. A demência, que se manifesta sob vários tipos de doença, sendo a Doença de Alzheimer a mais comum, caracteriza-se pela perda de memória, de capacidade intelectual, do raciocínio e das competências sociais.

O filme feito em parceria com a produtora Jungle Corner traz uma metáfora de como o Alzheimer pode entrar na vida de uma pessoa e convida-nos a refletir sobre como é sentir os efeitos da demência na própria pele. A campanha estará também presente nas redes sociais da Associação e na página retratosdesconhecidos.pt. Num segundo momento da campanha, a Associação pretende ainda promover um maior conhecimento sobre a doença e a sua prevenção. 

Ficha Técnica da Campanha:

Cliente: Associação Alzheimer Portugal

Campanha: Retratos Desconhecidos

CCO-Partner: José Bomtempo 

Diretores Criativos: João Amaral e Nuno Riça

Dupla Criativa: Inês Mota e Murilo Lense 

TV Producer: Nuno Calado

Account Director: Matilde Parreira

Produtora: Jungle Corner

Realizador: Paulo Grade