Os livros continuam a ser uma das grandes fontes de inspiração para viajar: segundo um estudo da eDreams, 15% dos portugueses já escolheram destinos com base em histórias literárias.
No total, 95% afirmam ter viajado ou pensado em viajar para locais influenciados por filmes, séries, livros ou outros formatos culturais.
Entre os tipos de entretenimento que mais motivam os viajantes nacionais, lideram os documentários (50%), seguidos de filmes e vídeos (46%) e séries (30%). Os livros ocupam o quarto lugar (15%), à frente dos podcasts (14%). A análise por faixas etárias mostra diferenças geracionais: os portugueses com mais de 65 anos são fortemente influenciados por documentários (71%), enquanto os mais jovens (18-24 anos) seguem mais o cinema e o audiovisual (57%).
A ligação entre ficção e realidade é clara: dois terços dos portugueses (67%) estariam dispostos a viajar para qualquer lugar do mundo para conhecer um local emblemático de um dos seus livros, filmes ou séries preferidos. Outros 23% limitariam a experiência ao continente europeu e 8% escolheriam destinos nacionais. Os mais jovens revelam maior abertura para atravessar fronteiras, enquanto os mais velhos optam por viagens mais próximas.
Quanto aos universos que despertam mais vontade de viajar, os portugueses dividem-se entre cenários históricos como os de Game of Thrones ou Vikings (46%), mundos mágicos como Harry Potter e The Witcher (38%) e viagens espaciais inspiradas por Star Wars, Interstellar ou Dune (23%). Universos aquáticos como os de Avatar ou Aquaman (20%) e cenários futuristas como os de Blade Runner (19%) também figuram na lista de preferências.
No plano internacional, apenas os italianos (97%) e os norte-americanos (96%) revelam maior predisposição do que os portugueses para viajar inspirados pela cultura e pelo entretenimento. Franceses (84%), ingleses (47%) e alemães (49%) destacam-se como os menos influenciados por este tipo de motivações.