A Europalco, no âmbito do Dia Mundial do Ambiente, está a destacar a implementação das práticas sustentáveis.

A Europalco, enquanto empresa de soluções técnicas para eventos, aplica os princípios da Norma ISO 20121, considerando os três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e económico.

Europalco

Além de apostar na separação de resíduos, através de um sistema de recolha, separação e encaminhamento de resíduos nos eventos em que participam e em toda a área produtiva, a Europalco aposta na eficiência energética com equipamentos e tecnologias mais eficientes. A otimização de transportes, com planeamento antecipado das operações de carga e rotas das viaturas, assim como a reciclagem e a reutilização de estruturas específicas nos eventos, sendo as mesmas embaladas em capas e caixas de longa duração, são outras das medidas implementadas.

«Existe uma tendência positiva no sentido da maior consciencialização ambiental e alteração das práticas no setor dos eventos. Na Europalco, possuímos um sistema de gestão que permite a implementação e o acompanhamento contínuo dessas práticas, envolvendo a definição de metas e indicadores de desempenho, a capacitação dos colaboradores sobre as medidas sustentáveis, o envolvimento dos stakeholders e a revisão periódica do Sistema de Gestão para promover a melhoria contínua», explica Rita Corredoura, Técnica de Qualidade, do Departamento de Qualidade da Europalco. A nível económico, a Europalco procura reduzir custos e desperdícios, otimizando o uso de materiais e equipamentos nos eventos.

Em termos de envolvimento com a comunidade local, a Europalco estabelece parcerias com organizações locais, contrata fornecedores regionais e incentiva a participação de grupos comunitários. O Programa ShowCare permite ainda aos colaboradores acederem a apoio especializado nas áreas de nutrição, jurídico-financeiro, social e psicológico, apoio que é extensível aos membros do seu agregado familiar.