A HP continua a impulsionar a adoção da impressão 3D nos sectores automóvel, industrial e de design personalizado, com o anúncio de novas tecnologias, colaborações estratégicas e materiais.

Um dos exemplos mais emblemáticos da aplicação das tecnologias HP é a colaboração com a Blazin Rodz, uma empresa especializada em personalização automóvel. O resultado é um veículo distinguido como o "Best Engineered Vehicle of the Year" nos prémios SEMA 2024, equipado com mais de 75 componentes impressos em 3D com tecnologia Multi Jet Fusion (MJF) da HP.

HP BlazinRoads

Entre as peças produzidas está um componente desenhado com a nova solução de Inteligência Artificial “Text to 3D”, que transforma texto descritivo em modelos tridimensionais prontos a imprimir — uma ferramenta com enorme potencial para acelerar o design e a prototipagem.

Sem o design em CAD e a impressão 3D, seria impossível criar veículos tão extremos e precisos como os que desenvolvemos — e tudo isto num prazo inferior a um ano,” refere Waylon Jeffrey, responsável de Design e Engenharia na Blazin Rodz. “A tecnologia MJF da HP é verdadeiramente transformadora para todo o sector.”

Nova solução com material retardante de fogo

A HP anunciou também a disponibilização global do HP 3D HR PA 12 FR, um material retardante de fogo sem halogéneos, desenvolvido em colaboração com a Evonik. Além de cumprir os requisitos UL94 V0 (a 2,5 mm de espessura), o material oferece uma reutilização de 60% — um avanço que permite reduzir o custo por peça e o impacto ambiental.

Já em utilização, esta melhoria permitiu à HP reduzir o custo total de operação (TCO) em 20% e as emissões de carbono em 10%. O HP 3D HR PA 12 FR está agora disponível também através da Endeavor 3D, que o posiciona como solução de referência para a produção económica de peças resistentes ao fogo.

Impressão de componentes funcionais

Outra aplicação concreta da tecnologia MJF da HP é apresentada pela Eaton, especialista em soluções de gestão de energia. A empresa recorreu à impressão 3D para desenvolver, em apenas duas semanas, 300 unidades de um novo dispositivo de bloqueio para interruptores de circuito, garantindo segurança reforçada em sistemas críticos como alarmes contra incêndios.