Com um total de 20 patentes submetidas ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, em 2022, o RAIZ – Instituto de Investigação da Floresta e Papel conquistou o 3º lugar no ranking nacional de invenções.
O Laboratório de R&D, detido pela The Navigator Company, Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra e Universidade de Lisboa, através do Instituto Superior de Agronomia, integrou a lista de entidades mais inovadoras em Portugal.
As patentes submetidas em 2022 pelo centro de I&D e transferência de conhecimento da The Navigator Company incluem a criação de uma nova geração de produtos e tecnologias a partir de eucalipto globulus.
A espécie possibilitou o desenvolvimento de novos bioprodutos, como biocompósitos à base de celulose e bioplásticos, com potencial de utilização em indústrias tão diversas como a injeção e moldagem de plásticos, filamentos para impressão 3D e indústria têxtil.
Os processos e produtos desenvolvidos pela Navigator, através do Instituto RAIZ, e com a colaboração de diversas entidades parceiras, estão a viabilizar novas aplicações da celulose de eucalipto, como ficou patente no projeto inpactus, o maior investimento realizado até hoje em Portugal num programa de I&D no domínio da bioeconomia de base florestal, na ordem dos 15 milhões de euros.