A The Navigator Company e o Agrupamento de Escolas Figueira Mar, no âmbito do Centro Tecnológico Especializado do Curso Técnico de Eletrónica, Automação e Comando, estabeleceram um protocolo de colaboração.
O objetivo é proporcionar aos alunos uma formação profissional inicial e aprendizagens diferenciadas, de acordo com os seus interesses, através de estágios e igualdade de oportunidades no acesso ao mercado de trabalho.
As duas instituições vão cooperar para o reforço da atratividade das formações que requerem mão-de-obra qualificada e se inserem num processo de mutação tecnológica acelerada pelos desafios da transição climática e da transição digital.
O contributo para a qualificação e empregabilidade dos jovens das regiões onde opera é um dos compromissos da Agenda de Gestão Responsável 2030 da Navigator, e por isso a empresa tem vindo a estabelecer parcerias com instituições de ensino, incluindo a realização de estágios curriculares e profissionais, bem como a participação em atividades letivas, eventos e feiras.
Investimento em energias renováveis
A Navigator realizou um investimento de 55 milhões de euros numa caldeira de biomassa na fábrica da Figueira da Foz, inaugurada no final de 2020, tornando-a na primeira fábrica integrada de pasta e papel do Grupo que produz eletricidade totalmente a partir de fontes renováveis. Em 2021, já foi possível obter uma redução global de 57% das emissões diretas de CO do complexo da Figueira da Foz, adianta a companhia.
No ano passado foi inaugurada uma nova central fotovoltaica na Figueira da Foz, o quarto projeto da Navigator no domínio da energia solar. A Central Solar Fotovoltaica da Figueira da Foz permitirá produzir cerca de 3.500 MWh de energia elétrica renovável para autoconsumo e evitar a emissão de mais de 1 200 toneladas de CO2.