Representantes da cadeia europeia de valor de papel estiveram reunidos em Bruxelas e comprometeram-se a reciclar 76% de todo o papel consumido até 2030.

O compromisso foi assumido durante a 8ª edição dos European Paper Recycling Awards, que premiaram o projeto EnEWA e o projeto CELAB.

Os projetos vencedores do European Paper Recycling Award abordam os desafios da reciclagem. A EnEWA, um projeto de investigação e desenvolvimento financiado pelo Ministério Federal alemão para a Proteção do Clima, está a focar-se na otimização do papel de triagem, limpeza e reciclagem, mesmo quando misturado com outros resíduos domésticos ou comerciais residuais. Premiado na categoria "informação e educação", o projeto CELAB é uma iniciativa inter-indústria para reciclar rótulos autoadesivos.

"Os projetos ou campanhas concorrentes para os prémios são todos os que mudam o jogo na forma como reciclamos papel na Europa. Contribuirão para alcançar o nosso ambicioso objetivo de uma taxa de reciclagem de papel de 76% até 2030. Este é um objetivo ambicioso e cada pedaço de papel e placa nos aproximando de que conta!" diz Annick Carpentier, em representação do European Paper Recycling Council.

EDPR 2022

A taxa de reciclagem de 76% foi calculada dividindo a reciclagem do papel usado pelo consumo total de papel e cartão, e deverá ser alcançada até ao ano 2030.  O compromisso está estabelecido na nova Declaração Europeia sobre Reciclagem de Papel 2021-2030 publicada hoje. O documento estabelece medidas para otimizar a gestão do papel em cada passo de um ciclo de reciclagem contínua. Isto implica uma variedade de operações, desde o fabrico de papel e cartão, a sua conversão em produtos e impressões, até à sua recolha, triagem e reciclagem. Cada passo do processo é um sector industrial distinto, com apenas algum grau de integração horizontal, tornando a cooperação uma obrigação para atingir o ambicioso objetivo de reciclagem.

No entanto, as indústrias que coassinam a declaração afirmam que é necessário cumprir várias condições de licenciamento por parte da UE e das autoridades locais. Incluindo limitar a utilização de resíduos de papel para fins de recuperação de energia e garantir que o papel é recolhido separadamente para preservar a qualidade do material.

 A recolha separada de papel é também um pré-requisito para níveis mais elevados de reciclagem e precisa de ser promovida. No entanto, a cadeia de valor do papel também está a impor limites para que produtos adicionais poderiam ser reciclados e como aceder a resíduos de papel que não estão a encontrar o seu caminho para a recolha separada.