A Fujifilm Imaging Colorants vai investir 28 milhões de dólares, o equivalente a mais de 25 milhões de euros, numa nova fábrica em New Castle, Delaware para a produção de dispersões aquosas de jato de tinta.
O investimento duplicará a capacidade de produção da Fujifilm nos EUA para também dar resposta ao mercado a nível global.
A construção da nova fábrica começou em março e deverá estar concluída até ao final de 2023 e implicará a contratação de 30 novos colaboradores até final de 2023.
Os produtos de dispersão de pigmentos RxD de alta pureza são importantes para o desenvolvimento de tintas aquosas para uma variedade de mercados como o de embalagens, impressão têxtil e impressão comercial. É utilizada uma tecnologia de ligação cruzada proprietária para bloquear cada partícula de pigmento numa gaiola de polímero, resultando numa dispersão estável que permite a conceção de formulações de tinta que podem satisfazer requisitos de desempenho exigentes. A Fujifilm fornece tintas aquosas a parceiros OEMs e utiliza dispersões de pigmentos RxD a formuladores de tinta.
Ian Wilkinson, presidente e diretor de operações da FUJIFILM Imaging Colorants, Inc., comenta: "Acreditamos que os desenvolvimentos na tecnologia da tinta à base de água contribuirão para a transformação de novos mercados para o jato de tinta. Com este investimento, estamos a reforçar ainda mais a nossa posição como grande fabricante de tecnologias de dispersão de tinta aquosa e de pigmentos fundamentais."
No ano passado, a Fujifilm anunciou a construção da sua primeira unidade fabril de dispersão nos EUA, que deverá estar concluída durante a Primavera de 2022, para complementar a produção existente na Europa. A segunda instalação eleva o investimento total da Fujifilm a mais de 47 milhões de dólares em novas capacidades de produção em Delaware.