A Intergraf disponibilizou um roteiro para o cálculo, a redução e a compensação de CO2 na indústria gráfica.

O Roteiro Intergraf fornece às gráficas, bem como aos compradores de impressão, um procedimento concreto e pretende apoiar as empresas que pretendam colocar no mercado produtos impressos que sejam otimizados em energia e CO2.

impressao

"A redução das emissões de carbono estará entre os requisitos do próximo Regulamento Europeu sobre o eco design para produtos sustentáveis. A procura pela redução da pegada de carbono dos produtos impressos aumentará. A indústria gráfica está agora não só equipada com uma abordagem credível para avaliar a pegada de carbono dos seus produtos, como também fornece ao mercado um procedimento para dar prioridade à redução da compensação das emissões de carbono dos seus produtos", explica Beatrice Klose, Secretária-Geral da Intergraf.

Até aqui, já era possível à indústria de impressão europeia provar as credenciais ambientais, e avaliar a pegada de carbono dos produtos, com as Recomendações Intergraf sobre o cálculo das emissões de CO2 na indústria da impressão. Baseiam-se nos três âmbitos do Protocolo Internacional de Gases com Efeito de Estufa e identificam 13 parâmetros que cobrem 95% de todas as emissões de carbono de um processo ou produto de impressão.

 

A Intergraf é a associação europeia do setor da impressão, representando as associações do sector, com 20 membros de 19 países.