São várias as empresas da indústria papeleira que vão parar a produção ou distribuição de papel na Rússia, assim como outras atividades relacionadas, como consequência da Operação Militar Especial que o país lançou sobre a Ucrânia.
Algumas das empresas afetadas são a Sylvamo, o Metsä Group, a UPM e a Kemira.
A norte-americana Sylvamo suspendeu a produção de papel de escritório A4 na sua fábrica na região russa de São Petersburgo devido a interrupções no fornecimento de reagentes químicos e outras matérias-primas que são importadas da Europa.
As operações da serração Svir, a única unidade de produção do Metsä Group na Rússia, foram suspensas. A aquisição de madeira para a serração e as importações para as fábricas finlandesas e suecas do grupo também foram interrompidas.
A UPM vai suspender, por agora, as vendas à Rússia. As empresas da UPM manterão os clientes e fornecedores russos informados da situação. Embora a indústria florestal não seja diretamente alvo das sanções internacionais, as sanções contra o sector financeiro podem ter impacto nos negócios e transações da empresa ou dos seus clientes na Rússia. O impacto total só será conhecido à medida que a situação evoluir. A UPM tem colaboradores, clientes e fornecedores na Rússia e na Ucrânia e a UPM Raflatac tem um terminal de distribuição na região de Kiev com 13 funcionários. As operações foram encerradas até novo aviso. Na Rússia, a UPM emprega 800 pessoas, a maioria na fábrica de contraplacado Chudovo, onde as operações estão a decorrer normalmente. As vendas da UPM à Rússia e à Ucrânia ascenderam a cerca de 2 % das vendas totais da UPM em 2021. Os ativos na Rússia são inferiores a 1 % do total do grupo. Em 2021, menos de 10 % do abastecimento de madeira da UPM à Finlândia era originário da Rússia.
A Kemira decidiu suspender as exportações para a Rússia e para a Bielorrússia devido à situação na região. A decisão terá impacto para as indústrias de pasta e papel que operam na Rússia, sendo que em 2021, esse mercado representou cerca de 3% das receitas totais da Kemira. A Kemira é fornecedora de soluções químicas para as indústrias intensivas de água.
Apesar das sanções económicas do ocidente à Rússia, há investimentos que os produtores russos de papel pretendem fazer avançar. Exemplo disso é o grupo Perm Pulp and Paper Mill Group of Companies, que anunciou o arranque da segunda fase do projeto Power of Paper, que envolve a modernização da máquina de papel BDM-2, para aumentar a produção de papel ondulado em 15%, entre outras melhorias técnicas.