Embora os mercados secundários de matérias-primas sejam voláteis por natureza, a Cepi, associação europeia que representa a indústria do papel, refere que existe uma procura saudável de papel para reciclagem na Europa e no mundo.

Mesmo à luz de graves perturbações globais, o valor do papel para reciclagem para a indústria do papel circular permite que a sua recolha se mantenha sustentável, apenas com desequilíbrios a curto prazo na oferta e na procura.

reciclagem papel

A associação tem acompanhado a evolução do mercado em reação à proibição de importação de resíduos pelas autoridades chinesas, incluindo papel para reciclagem, a reorientação dos fluxos globais de papel para reciclagem e as alterações estruturais no consumo e recolha de papel durante a crise Covid-19.

Para manter a resiliência face a perturbações externas, a mensagem da indústria europeia do papel permanece inalterada: a recolha separada de papel na fonte garante um papel de boa qualidade para reciclagem, que será satisfeito com a procura pela indústria europeia do papel, que se tem comprometido a aumentar as taxas de reciclagem de papel nas últimas duas décadas.

A Cepi está satisfeita com o facto de alguns países, onde a recolha separada de papel e de cartão ainda não está totalmente implementada, estarem agora a seguir o exemplo, adotando a recolha separada de papel e de cartão na fonte, a nível familiar. A Cepi está também a acompanhar os desenvolvimentos estruturais, como a alteração dos padrões de consumo e os impactos conexos.