Workplace as a Service (WaaS) é o nome do conceito ligado ao pacote de aplicações criado pela Xerox, que visa dar resposta às exigências do teletrabalho.

O objetivo é dotar os profissionais das ferramentas e funcionalidades necessárias para trabalhar em qualquer sítio.  “O Workplace as a Service é uma versão estendida do Software as a Service (SaaS), combinado com o Dispositivo as a Service (DaaS). O WaaS permite agregar valor à forma como as empresas trabalham e colocar o colaborador no centro da produtividade, ao proporcionar a disponibilidade de um conjunto de ferramentas, basedas na cloud, para que o local de trabalho não se limite a um local. Já não são os colaboradores que vão para o trabalho, é o trabalho que vai até eles”, explica a empresa em comunicado.

Xerox Vitor DiasVítor Dias

Os modelos WaaS, baseiam-se em infraestruturas partilhadas, muitas vezes num modelo de renting. Vítor Dias, Channel Manager da Xerox Portugal explica que a Xerox foi ajustando a sua oferta de tecnologia e serviços para oferecer um portefólio mais abrangente, capaz de unir os dois mundos: o do papel e o do digital, integrando de modo eficiente todos os fluxos documentais.

“A pandemia fez-nos perceber algo que já estava presente na mente de todos, mas cuja aplicabilidade nas empresas ainda era feita um pouco a medo: precisamos de mobilidade e de agilidade, não descurando a segurança, para trabalhar em qualquer sítio do mundo, a qualquer hora. É esse o nosso foco e será este o modelo que irá marcar o sucesso e sustentabilidade das empresas no pós-pandemia”, sublinha Vítor Dias.

O WaaS assenta na plataforma Xerox ConnectKey, com soluções cloud-based e com níveis de segurança assegurados por empresas como a MacAfee ou a Cisco, asseguramos que a infraestrutura dos clientes está protegida com a abordagem.

Com recurso a diversas aplicações é possível copiar, digitalizar ou imprimir, traduzir, partilhar e criar documentos eletrónicos, com alguns toques no ecrã de um multifuncional com conectividade com a cloud.

WaaS Xerox


“As pessoas precisam de facilitadores e não de entraves. Ao desenvolvermos ferramentas para melhorar a sua produtividade passamos a ter colaboradores mais orientados para o que realmente tem de ser feito e mais satisfeitos com o seu trabalho”, acrescenta Vítor Dias.

Entre as aplicações disponíveis, há soluções como a assinatura digital de documentos (Xerox® DocuSign), a tradução automática de documentos (Xerox® Easy Translator) ou a conversão de texto em ficheiros áudio formato mp3 (Xerox® Audio Documents), passando ainda pela impressão de documentos ocultando informação sensível, como nomes, dados pessoais, entre outras (Xerox® Auto-Redaction).