A Canon voltou a associar-se ao Visa pour l'Image, um dos principais festivais mundiais de fotojornalismo, durante a Pro Week, de 29 de agosto a 3 de setembro de 2022.

Durante o festival, que terá lugar em Perpignan, no sul de França, a Canon irá atribuir a Bolsa Canon para Fotojornalistas Femininas e a Bolsa de Vídeo Canon a dois contadores de histórias visuais. Para além do financiamento que os vencedores receberão, a Canon irá proporcionar acesso ao festival a jovens talentos emergentes através do Student Development Programme, e ajudará na impressão de algumas das exposições fotográficas do festival.

Visa pour Limage 2022

Fotojornalismo no feminino

A vencedora de 2022, a fotógrafa russa/francesa Natalya Saprunova, receberá 8 mil euros para levar a cabo o seu projeto, que documenta uma comunidade indígena de criadores de renas em Yakuita, Rússia, os Evenks. Natalya é membro da agência fotográfica francesa Zeppelin e ensina fotografia na escola Graine de Photographe, em Paris. No seu trabalho, aborda a transformação de sociedades, a identidade, a juventude, a espiritualidade e a feminilidade.

Terceira Bolsa de Vídeo Canon

A realizadora espanhola Irene Baqué vai receber a terceira Bolsa de Vídeo Canon para um documentário em curta-metragem, no valor de 8 mil euros, para trabalhar no seu projeto 'La Casa de todas', que acompanha a vida de 16 prostitutas reformadas ou quase reformadas que vivem num abrigo na zona de prostituição de Tepito, na Cidade do México. O documentário será filmado durante o próximo ano e depois exibido no festival de 2023. Irene, cujos filmes exploram questões de identidade, género, cultura juvenil e justiça social, receberá também um empréstimo de equipamento de vídeo profissional pioneiro da Canon para apoiar o seu trabalho.

Inspirar futuros fotojornalistas

Trinta estudantes de fotografia vão ter a possibilidade de frequentar um workshop durante cinco dias e de estar em contacto e aprender com profissionais durante visitas guiadas a exposições, sessões práticas e palestras. Os oradores deste ano incluem o fotojornalista James Nachtwey, os ex-alunos Rehab Eldalil e Yuki Iwamura, bem como fotógrafos e editores de fotografia como Anush Babajanyan, Paolo Verzone, Thomas Borberg e Dimitri Beck.

Os estudantes vão também ter oportunidade de mostrar o seu trabalho e obter feedback de alguns especialistas da indústria, como Olivier Laurent (The Washington Post), Fiona Shields (The Guardian), Benoit Baume (Fisheye Magazine), Chiara Bardelli Nonino (Vogue Itália), Bonnie Bryant (Designer) e Marco Longari (Embaixador Canon e Chief Photographer da AFP em África).

Apoio à impressão

No festival, em Perpignan, vão decorrer diversas exposições. Brent Stirton, fotógrafo documental vencedor de diversos prémios e Embaixador Canon, vai apresentar o seu ensaio para a revista National Geographic sobre carne de caça, sustentabilidade e doenças zoonóticas, fotografado na Guiana, no Gabão, na República Democrática do Congo, em Papua Nova Guiné, nos EUA e na República do Congo. Ambas as vencedoras da Bolsa Canon para Fotojornalistas Femininas em 2020 e 2021, Sabiha Cimen e Acacia Johnson, vão também exibir os seus projetos vencedores deste reconhecimento. Para além disso, a Canon será a anfitriã de uma área dedicada à exposição de produtos, na sede do festival no Palais des Congrès de Perpignan, convidando os visitantes a experimentar o seu portefólio de produtos. Todos os fotógrafos acreditados podem também receber um serviço complementar de check-and-clean por técnicos especializados dos Serviços Profissionais da Canon.