EOS R7 e EOS R10 são as primeiras novidades mirrorless APS-C do Sistema EOS R da Canon. O formato APS-C oferece as vantagens de equipamentos com menores dimensões, mas com alta velocidade e alto desempenho, adequadas para entusiastas, refere a fabricante. Inspirando-se na EOS 7D, a EOS R7 é conveniente para fotógrafos de vida selvagem e desporto.

A EOS R10, por outro lado, é adequada para fotografias e vídeos de conteúdo lifestyle e para os fotógrafos sempre em movimento.  A acompanhar as novas máquinas estão também novas objetivas: a RF-S 18-45mm F4.5-6.3 IS STM, e a RF-S 18-150mm F3.5-6.3 IS STM. A EOS R7 e a EOS R10 permitem que os utilizadores explorem a grande variedade de objetivas RF da Canon – com adaptadores, também podem ser utilizadas com objetivas EF e EF-S, para uma transição entre DSLR e mirrorless.

Ambos os equipamentos herdaram a tecnologia de focagem automática dos modelos full frame. Graças ao deep learning e ao Dual Pixel CMOS AF II, os utilizadores podem acompanhar os motivos, incluindo veículos, animais e pessoas, com deteção precisa de cabeças, rostos e olhos em 100% da moldura.

R7 R10 Versus Ambient 3 pro

 Oferecendo AF com baixa iluminação até -5 EV e -4 EV, respetivamente[i], e operacionais até f/22 com teleconversores, a EOS R7 e a EOS R10 facilitam o acompanhamento de pássaros em voo ou atletas em movimento, independentemente das condições de disparo. Ambas as câmaras possuem Touch and Drag AF, e a EOS R7 é a primeira câmara do Sistema EOS R a contar com um multicontrolador AF combinado e uma roda de controlo, para permitir aceder com funções rápidas num só movimento do polegar ou rotação do indicador.

As máquinas apresentam um obturador mecânico contínuo a 15fps, bem como obturador eletrónico de 30fps e 23fps. A EOS R7 oferece uma velocidade máxima de obturador mecânico de 1/8000 segundos, e 1/16000 para o obturador eletrónico, conseguindo efetivamente “congelar” objetos em movimento rápido.

A adição de um modo burst RAW de 30 fps permite que fotógrafos e criadores trabalhem com as imagens captadas durante o disparo contínuo como ficheiros de vídeo, para uma seleção de frames simplificada. Quando o modo de pré-disparo está ativado, também podem captar imagens 0.5 segundos antes de se pressionar o obturador.

Captação de imagens em movimento

Pela primeira vez em câmaras EOS, o sistema IS é utilizado para nivelar o horizonte quando a funcionalidade 'Auto-level' está ativada e também compensa a trepidação vertical ao fotografar nos modos panorâmico ou panning recém-adicionados. Os sensores APS-C de 32.5 e 24.2 megapixéis – na EOS R7 e na EOS R10 – prometem qualidade de imagem nítida mesmo à distância. O Dual Pixel RAW, juntamente com os modos HEIF, Compact RAW e HDR, oferecem mais liberdade no pós-produção e permitem uma melhor reprodução dos tons de cena. O Digital Lens Optimizer também promete os melhores JPEGs integrados, corrigindo aberrações sem comprometer o desempenho.

A EOS R7 e a EOS R10 pesam 612g e 429g com bateria e cartão. Compacta, mas robusta, a EOS R7 apresenta um design resistente a intempéries, adequado para quem fotografa em condições desafiadoras.

Canon R10

Vídeo a 4K

A EOS R7 e a EOS R10 conseguem gravar vídeos em 4K 60p ou 4K 30p, que são amostrados de 7K e 6K, respetivamente, para se conseguir a mais alta qualidade de imagem possível. O resultado pode acontecer em HDR PQ (YCbCr 4:2:2 de 10 bits) na câmara ou via HDMI.

A EOS R7 inclui um modo de corte 4K de 60p adicional, para ampliar ainda mais o alcance. Ambas as câmaras conseguem gravar além do limite de 30 minutos por cada clipe individual, bem como gravar em 4K de 60p até uma hora, abrindo a possibilidade de captar conteúdos de formato longo, como entrevistas e eventos.

Ambos os modelos suportam a gravação de filmes HDR PQ (YCbCr 4:2:2 de 10 bits BT.2020) que oferecem uma ampla gama dinâmica com gradação mínima. Para quem quer dar um passo à frente, a EOS R7 é a primeira EOS APS-C, fora da gama EOS Cinema, com Canon Log 3 e Cinema Gamut. A EOS R7 é capaz de combinar a IBIS com IS ótica e Movie Digital IS para uma maior estabilização, e a EOS R10 utiliza dados das objetivas com IS ótica para maximizar o efeito da Movie Digital IS.

Criatividade e conectividade

Com um visor eletrónico de 2.36m de pontos e assistente de visualização OVF, os proprietários de câmaras DSLR podem mudar facilmente para mirrorless e manter uma experiência de visor familiar, havendo ainda mostradores personalizáveis e um ecrã LCD de ângulo variável.

A EOS R7 possui um visor de alta ampliação de 1.15x e, com flash integrado, a EOS R10 é uma ferramenta all-in-one para fotógrafos que trabalham em vários ambientes, sejam espaços interiores ou pouco iluminados. Com ranhura dupla para cartões UHS-II, a EOS R7 também apresenta backup instantâneo, armazenamento separado de imagens e vídeos ou gravação de formatos diferentes em cada cartão.

Canon R7

Ambas as câmaras possuem conectividade melhorada com Wi-Fi e Bluetooth, é possível azer upload dos conteúdos para o seu destino final através do image.canon e controlar a câmara a partir da aplicação Camera Connect com um cabo USB Tipo C compatível ou uma ligação sem fios.

Ambas as câmaras oferecem saída HDMI para streaming, bem como a possibilidade de fazer streaming para o YouTube através do image.canon. Agora, os utilizadores também podem fazer upload direto de arquivos RAW para o novo serviço de processamento de imagens na Cloud da Canon no image.canon, que aplica o processamento de imagens de rede neural para melhorar ainda mais a qualidade de imagem de um ficheiro RAW.

Para proporcionar a melhor configuração aos criadores, a EOS R7 e a EOS R10 estão equipadas com a nova sapata de acessórios multifuncional, uma novidade para modelos EOS APS-C.