De 26 a 29 de setembro, o projeto Associative Design – The Best of Portugal apresenta no Pavilhão de Portugal, na Expo 2025 Osaka, a exposição “SECOND LIFE – Design with Memory, Future with Meaning”, integrada no tema nacional “Oceano: Diálogo Azul”.
Durante os quatro dias de exposição, estão previstas Design Talks diárias sobre criatividade, sustentabilidade e inovação, bem como visitas guiadas destinadas a visitantes da Expo e delegações internacionais.
Em paralelo, os visitantes terão oportunidade de conhecer e degustar produtos portugueses, numa seleção que inclui Chocolates da Chocolate Boutique Portugal, biscoitos Paupério, Vinho do Porto Graham’s, infusões artesanais da Infusões com História e compotas da Meia.dúzia. Os convidados institucionais receberão ainda um conjunto exclusivo de gifts concebidos para a ocasião, entre os quais se destacam peças da Eugénio Campos Jewels.
A exposição reúne trabalhos de Carlos Mello, Rúben Silva, Wood Tailors Design, Ana Mestre e Rasim Savaskan, Luís Leão, Granorte Design, Se7e Design/Mário Henriques, Matter Design, Nuno Rosa & Kátia Sousa/temahome, Mónica Santos, Clara Rêgo e Vanessa Barragão. As obras propõem uma reflexão sobre o potencial regenerador do design, explorando materiais reutilizados em abordagens sustentáveis, com inspiração no mar e na floresta.
Com uma área de 70 m², a instalação será complementada por recursos digitais, como QR codes, um video wall e um totem interativo com conteúdos audiovisuais, ampliando a projeção internacional do design português.
Para Salete Peixinho, Senior Project Manager do Associative Design, “a participação do AD na Expo 2025 Osaka representa uma oportunidade estratégica para valorizar internacionalmente o design português com foco na sustentabilidade e inovação”.
Criado pela AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, o projeto Associative Design promove o design e a produção nacional no plano internacional, destacando valores como inovação, sustentabilidade, tradição e ligação entre indústria, designers e artesãos.