Foi divulgado o vencedor do Prémio Design de Livro 2020, organizado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB): o estúdio de design R2 pelo livro Arquivo Diogo Seixas Lopes. O livro tem edição de André Tavares, impressão da Norprint– A Casa do Livro e foi publicado pela Dafne Editora.

Lizá Ramalho e Artur Rebelo, diretores de arte do R2 comentam: “Estamos muito felizes por continuar a dar sentido e corpo às ideias dos textos do arquiteto Diogo Seixas Lopes. Este prémio é um reconhecimento fantástico para quem a forma das ideias era uma peça-chave da comunicação”. 

Arquivo Diogo Seixas LopesArquivo Diogo Seixas Lopes

O júri «salientou o modo categórico, extremamente competente, como R2 respondeu ao desafio complexo de formalizar e organizar os materiais de texto e de imagem, assegurando a consistência estrutural e o ritmo do livro ao longo das suas mais de oitocentas e cinquenta páginas.»

As Menções Honrosas foram atribuídas a Joana Durães pelo design de Ce qu’il reste, e ao Atelier Carvalho Bernau, pelo design de Irma Blank.

Na divulgação dos vencedores, o júri – composto por Sílvia Prudêncio, Miguel Wandschneider, Rui Costa e Rui Silva – referiu que «o design não deve ser considerado independentemente de aspetos da conceção e fabricação do livro que com demasiada frequência são considerados exteriores ao design, mas de que o/a designer não se deve alhear».

Arquivo Diogo Seixas LopesArquivo Diogo Seixas Lopes

Valorizaram ainda a «articulação do design com o trabalho de seleção e organização dos conteúdos do livro» e «outros aspetos que afetam a função e o funcionamento do livro, como o tipo e a gramagem dos papéis, ou a qualidade da encadernação», tendo o trabalho tipográfico sido «objeto de especial atenção».

O Prémio Design de Livro é uma iniciativa da DGLAB. Foi criado por Despacho do Ministro da Cultura em novembro de 2017. Através deste prémio, pretende-se valorizar áreas de criação diretamente ligadas à produção do livro na sua qualidade de objeto físico. Anualmente, os livros selecionados participam no prémio internacional Best Book Design All Over the World, da Stiftung Buchkunst.


Além dos acima referidos, foram selecionadas outras obras que estarão agora a concurso no Best Book Design From All Over the World 2021:

Amanhã não há arte, com design de Márcia Novais

Post Millenium – Critical essays on contemporary tensions – We would prefer not to – Resistance & Resilience (vol. 3), com design de esad-idea, investigação em design e arte

Building views on Alvar Aalto, com design de Ana Resende e João Novais

Colagem / coragem – sobre a consciência das mãos, com design de ilhas estúdio

Fiction Practice, com design de Joana Pestana e Max Ryan

Quando alguém morria perguntavam apenas: tinha paixão?, com design de Isabel Duarte

Frontiere, expressões de design contemporâneo, com design de Degrau

Páginas inquietas: sobre documentos insubmissos, com design de Sofia Gonçalves

Steve Paxton, com design de Sofia Gonçalves

A imagem da palavra / L’image de la parole, com design de Pedro Nora

Acéfalanterna, com design de Studio Maria João Macedo

Lixo de Pinho, com design de Studio Maria João Macedo

Elephant, com design de André Príncipe

environements, com design de Nuno da Luz

Artur Jafa. Uma série de prestações absolutamente improváveis, porém extraordinárias, com design de ATLAS projectos

T2019, com design de Marco Balesteros

Shaping shape, com design de And Atelier (João Araújo & Rita Huet)