A Pixartidea recebe hoje, em Turim, o prémio por vencer o concurso internacional de design, TUC Awards, dedicado à indústria automóvel, com o projeto MOP-UP. O MOP-UP visa tratar da higiene e descontaminação dos veículos e serviços de uso partilhado.

Mop up pixartidea

Tiago Sousa, diretor criativo da Pixartidea, explica: “Temos assistido à implementação de serviços e produtos orientados para o transporte partilhado, bem como para soluções citadinas de mobilidade, como bicicletas ou trotinetas, e incentivos na utilização de transportes públicos. Contudo, a COVID-19 veio levantar um conjunto de problemas associados à higiene e descontaminação dos equipamentos, em que o conceito MOP-UP pode facilmente ser adaptado”.

Para o responsável da start-up incubada na InvestBraga, esta distinção reforça “o posicionamento da Pixartidea como produtora de soluções disruptivas e de relevo para a sociedade”.

O MOP-UP monitoriza a temperatura corporal e faz a medição dos níveis de oxigénio para diagnosticar uma potencial alteração patológica. O dispositivo é capaz de esterilizar os objetos presentes nas viaturas, com recurso a raios ultravioleta, desinfetar as superfícies recorrendo a uma solução aquosa, que é antimicrobiana e antibacteriana, para limpeza das superfícies de contacto ou até mesmo do utilizador.

Promovidos pela TUC. Technology, os TUC Awards contaram com a avaliação de um painel de jurados ligados à indústria automóvel, de que fazem parte o designer Giorgetto Giugiaro.

A conquista deste prémio dá a possibilidade de a empresa trabalhar com a TUC. Technology no desenvolvimento e implementação do dispositivo.