A drupa, a maior feira de tecnologia de impressão na Europa, regressa em maio de 2028 com um calendário de nove dias.
Marcada para acontecer entre 9 e 17 de maio, em Düsseldorf, a feira visa continuar a refletir a transformação do setor de impressão e embalagens.
A drupa 2024 demonstrou a relevância da feira como espaço de inovação global, com 76% dos visitantes sendo decisores de topo e médio escalão. Dado que a duração das visitas dos participantes tem sido mais curta, o novo formato de nove dias foi desenvolvido para maximizar a eficiência das visitas e permitir uma apresentação eficaz de portfólios de produtos, máquinas e fluxos de trabalho.
"A Drupa 2024 foi mais internacional do que nunca, e a atmosfera positiva em todos os salões refletiu a determinação da indústria em impulsionar mudanças profundas para tornar a indústria de impressão e embalagens mais sustentável por meio de automação, inteligência artificial e parcerias estratégicas. E estes são exatamente o tipo de objetivos importantes que continuarão a exigir uma plataforma fiável como a drupa no futuro. O que também ficou evidente, no entanto, foi que, sendo uma feira B2B com uma proporção muito elevada de decisores de todo o mundo, o tempo de permanência na drupa tornou-se mais curto. É por isso que queremos facilitar as visitas a feiras com a máxima eficiência", explica Wolfram N. Diener, presidente e CEO da Messe Düsseldorf. "Acreditamos que esse ajuste também é confirmado pela experiência que adquirimos com as nossas principais feiras comerciais nas áreas de máquinas, instalações e equipamentos, interpack e K, que atendem a perfis de clientes comparáveis e se saem muito bem com uma duração semelhante."
Andreas Pleßke, presidente do comité drupa e CEO da Koenig & Bauer AG, sublinha a importância da feira e é um apoiante do calendário: "Para a Koenig & Bauer, a drupa oferece um formato de marketing imbatível, como o evento deste ano mais uma vez demonstrou de forma impressionante. Congratulamo-nos expressamente com a nova duração da feira a partir de 2028, uma vez que irá satisfazer as novas exigências da indústria sem limitar o âmbito internacional da feira. Isso também é demonstrado pelo fato de que visitantes de 173 países participaram, enfatizando o apelo global do evento. Nenhum outro formato gera um nível tão elevado de interesse por parte da indústria."
Sabine Geldermann, diretora da drupa, explicou que a mudança é uma resposta direta aos desejos do setor por um evento mais focado e eficiente. A nova identidade visual e conceito da drupa 2028 serão apresentados em 2025.