O Auditório da Biblioteca Nacional, em Lisboa, vai ser o palco de um evento que assinala os 170 anos da criação da Sociedade de Soccorros dos Typographos Portuenses e da Associação Typographica Lisbonense.
Com participação gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, o evento irá debater o papel das indústrias gráficas na atualidade, assim como a sua relevância para a história da cultura impressa.
“Este evento marca os 170 anos do movimento associativo e tem um âmbito académico. É organizado em parceria com o Instituto de História Contemporânea (NOVA FCSH) e pela APIGRAF, com o objetivo de debater a importância do setor no Portugal contemporâneo, com especialistas de diferentes áreas do projeto, que vão desde académicos até aos industriais do setor”, comenta Paulo Dourado, Diretor de Comunicação da Associação das Indústrias Gráficas e Transformadoras de Papel.
A 15 de novembro realizam-se três mesas-redondas a debater a formação do associativismo tipográfico na segunda metade do século XX; a história da cultura escrita, do livro e da edição na época moderna e contemporânea e a multiplicação dos materiais gráficos no quadro dos desenvolvimentos culturais, económicos e sociais do século XX.
A 16 de novembro há lugar para uma oficina, que irá identificar necessidades de conservação e de intervenção patrimonial das artes e indústrias gráficas e abordar as possibilidades de investigação e inovação potenciadas pela universidade.
Programa
15 NOV - Debates em torno da história da indústria gráfica
10h30 | Abertura por José Manuel Lopes Castro (presidente da Apigraf) e apresentação do projeto “História da Indústria Gráfica” por José Neves (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST )
11h15-12h45 Associativismo tipográfico e cidadania
Mesa-redonda com Joana Dias Pereira (IHC — NOVA FCSH/IN2PAST ), Cláudia Figueiredo (IHC — NOVA FCSH/IN2PAST ) e João Lázaro (CIES — ISCTE/IUL) | Moderação de José Neves (IHC — NOVA FCSH/IN2PAST )
Pausa para almoço
14h30-16h00 O mundo da cultura escrita, do livro e das indústrias gráficas
Mesa-redonda com Diogo Ramada Curto (IPRI NOVA), João Luís Lisboa (CHAM — NOVA FCSH) e Jorge Lopes (APIGRAF) | Moderação de Nuno Medeiros (Centro de Estudos Comparatistas — FL-ULisboa)
Pausa para café
16h15-17h45 - Da imprensa diária aos papéis efémeros
Mesa-redonda com Luís Trindade (CEISXX — UC), José Pacheco Pereira (Ephemera) e Paulo Jorge Fernandes (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST ). Moderação de Jorge Lopes (APIGRAF).
16 NOV - Reunião para a valorização do património das indústrias gráficas
10h00 Que fazer? Arquivos, espólios e património das indústrias gráficas
Intervenções de Eduardo Palaio (Museu Tipografia Popular), João Palmeiro (APImprensa) e Manuel Paula (Designer) | Moderação de Rahul Kumar (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST).
Pausa para café
11h30 Como fazer? Das Humanidades Digitais à química aplicada ao património
Com Daniel Alves (Lab. Humanidades Digitais/IHC — NOVA FCSH / IN2PAST ) e António Candeias (Lab. HERCULES — NOVA FCSH / IN2PAST) | Moderação de Fátima Nunes (IHC — Universidade de Évora / IN2PAST .