Na C!Print Madrid, a Epson voltou a centrar a atenção para os setores da produção têxtil, design, soluções de sinalética, desenvolvimento de produtos personalizados e fotografia, entre outros.
Sob o lema #ImprimeUnMundoMejor, ou seja “Imprime um mundo melhor”, a empresa japonesa partilha formas de produção mais sustentáveis e com um menor impacto ambiental, em que a tecnologia baseada na cabeça de impressão com tecnologia PrecisionCore, que não requer calor no processo, desempenha um papel importante.
Para Josep Maria Coll, Diretor de Impressão Comercial & Industrial da Epson Ibérica, "o momento é doce, apesar das dificuldades dos últimos dois anos. Conseguimos melhorar a nossa posição de mercado em sectores maduros, como a fotografia e as provas, ao mesmo tempo que expandimos a nossa liderança no sector têxtil. Da mesma forma, já existem vários clientes em Espanha e Portugal que estão a verificar as vantagens das nossas novas soluções com tinta de resina, e conseguimos instalar a primeira Monna Lisa 32 " em Espanha pela mão da Texia, partilhando a sua experiência com todos os que frequentam C! Print".
Enquanto o mercado de impressão de grande formato, a nível ibérico, caiu 26% entre 2019 e 2020, a Epson conseguiu aguentar o duro golpe com uma redução de cerca de metade em relação ao mercado. Da mesma forma, a recuperação que a personalização e os têxteis tiveram entre 2020 e 2021 (um aumento de 15% das unidades no mercado) foi ainda mais notável para a Epson, que conseguiu melhorar esse valor para atingir um crescimento de 21% face ao ano anterior.
O ano de 2022 deverá ser um grande ano com desafios importantes, como a consolidação da nova tinta de resina Epson na sua gama de sinalética, ou a introdução no mercado das suas primeiras soluções UV de mesa plana. Além disso, estão também previstas novidades para as áreas de conceção, têxtil e impressão técnica. De forma a consolidar todas estas oportunidades, a Epson reforçou a equipa Comercial & Industrial com Jordi Yagües.
Yagües está consciente do "desafio importante para a Epson manter a nossa posição de liderança em setores consolidados, e o crescimento sustentado que se persegue nas novas tendências na digitalização dos mercados têxtil, personalização e sinalética, principalmente. Estamos convencidos de que temos as soluções ideais para fornecer a qualidade, precisão, desempenho e o índice de sustentabilidade ideal que os nossos clientes exigem. Aos nossos clientes e todos os profissionais com quem falámos na C!Print, pedimos que prestem a máxima atenção durante o ano às notícias que estão para vir, e que contem connosco para esclarecer quaisquer preocupações ou dúvidas que possam surgir em relação às nossas soluções. O nosso compromisso é oferecer sempre a melhor resposta possível a qualquer necessidade que possam ter."
Uma história de transformação digital sustentável no setor têxtil
A história de sucesso da Epson com a Texia foi um dos grandes destaques da feira, que aconteceu em madrid. A Texia Finishing foi a primeira empresa em Espanha a instalar a impressora têxtil Monna Lisa Evo Tre 32 de 16 canais como parte do seu processo de transformação digital. A implementação da Monna Lisa permitiu à empresa promover processos de produção têxtil mais eficientes, versáteis e sustentáveis.
A indústria têxtil e da moda contribui com 2,4% para o PIB espanhol e, devido à sua importância estratégica, deve ser um dos grandes motores do desenvolvimento sustentável no nosso país. "Num ambiente extremamente competitivo e em mudança, a nossa colaboração com a Epson é um claro exemplo da importância de adotar novas formas de fazer as coisas e apostar na binómio da tecnologia e da sustentabilidade no setor têxtil. A implementação da impressora Monna Lisa permitiu-nos transformar os nossos processos e obter resultados de excelente qualidade que respeitam os preceitos da sustentabilidade e da economia circular", explica Marcos Guasch, CEO da Texia.
A colaboração da Epson com a Texia é especialmente relevante numa altura em que o Projeto Estratégico de Recuperação e Transformação Económica (PERTE) da Economia Circular promovido pelo Governo de Espanha procura acelerar a transição para sistemas de produção mais eficientes e sustentáveis, otimizando recursos e minimizando os resíduos gerados. A iniciativa, que visa promover uma transformação social e empresarial, inclui também medidas específicas de apoio à transformação digital sustentável do sector têxtil, devido à sua importância social e económica no país.