A Kemira e o Metsä Group anunciaram uma parceria para o desenvolvimento da Kuura, uma nova fibra têxtil de origem celulósica, criada como às fibras do tipo lyocell já disponíveis no mercado.
A Kuura está a ser desenvolvida pelo Metsä Group, que estuda a viabilidade de lançar o negócio numa fase de pré-engenharia em curso. A Kemira, por sua vez, traz know-how em química e processos industriais que pode acelerar a integração da produção de Kuura na atual linha de pasta de celulose da Metsä.
“Estamos entusiasmados por termos sido escolhidos como parceiro químico no desenvolvimento da fibra Kuura. A liderança do Metsä Group na sustentabilidade da indústria têxtil é inspiradora. Acreditamos que a nossa experiência em fibras celulósicas pode fazer a diferença”, afirma Riikka Timonen, Vice-Presidente da Kemira.
“Acreditamos no poder da colaboração. Ter a Kemira, um especialista mundial em química de processos, a contribuir para o desenvolvimento do método de produção da Kuura é um passo importante”, acrescenta Niklas von Weymarn, CEO da Metsä Spring.
A Kuura é uma fibra celulósica de base florestal, biodegradável, que responde a dois grandes desafios do setor têxtil: a dependência de fibras sintéticas fósseis, como o poliéster, e a crescente escassez de algodão, devido a limitações ambientais. As fibras MMCF como a Kuura oferecem uma solução circular para uma indústria têxtil em transição ecológica.