A Archroma anunciou o desenvolvimento do NTR Printing System, inovação que torna possível, pela primeira vez, a impressão com pigmentos de base biológica em escala comercial.
Desenvolvido a partir de matérias-primas renováveis e quimicamente seguro, o sistema permite às marcas têxteis produzir roupas com tons de preto intensos com uma pegada ambiental menor, diz a fabricante.
O sistema NTR Printing utiliza matérias-primas renováveis em todo o processo, desde a dispersão de pigmentos até ao agente de fixação, garantindo boa resistência à fricção, além de suavidade nos tecidos. O avanço tecnológico atende às exigências de sustentabilidade e durabilidade do mercado de vestuário, sendo ideal para a produção de denim, malhas e roupas para bebé.
Segundo Joaquin Femat, Diretor de Segmento de Mercado de Impressão da Archroma, o novo sistema é resultado de mais de dois anos de investigação e desenvolvimento. “Desenvolvemos o NTR Printing System para oferecer uma alternativa sustentável aos sistemas de impressão baseados em petróleo, mantendo altos níveis de desempenho e segurança”, afirmou.
Além disso, o sistema é compatível com diversas tecnologias de aplicação, como impressão, revestimento e tingimento contínuo, proporcionando eficiência na produção. A Archroma já realizou dois testes de produção em larga escala com sucesso em colaboração com a Textprint S.A. e a Jeanologia.
O sistema NTR é composto por três elementos principais: o pigmento PRINTOFIX® BLACK NTR-TF, o aglutinante HELIZARIN® NTR-SS e o agente de fixação LUPRINTOL® FIXING AGENT NTR-HF, todos com percentagens de carbono renovável e livre de formaldeído. Estes elementos estão em avaliação para a conformidade com padrões globais, como bluesign® e GOTS.