O designer de moda Yuima Nakazato vai apresentar a sua mais recente coleção na Semana da Alta Costura de Paris, no dia 26 de junho, às 13h00, no Palais de Tokyo.
Resultante de uma colaboração com a Epson, a coleção tira partido da tecnologia de impressão a jato de tinta pigmentada da Spiber em tecidos de fibra Brewed Protein.
O tecido é uma mistura composta por 70% de algodão e 30% de fibra Spiber's Brewed Protein. Utilizando a gama de tintas pigmentadas da Epson, Yuima Nakazato imprimiu material para criar designs diferenciados. Tradicionalmente, a impressão em tecidos mistos requer diferentes tipos de tintas corantes, o que limita a capacidade de obter os padrões e desenhos pretendidos. No entanto, a tecnologia de impressão digital têxtil Monna Lisa combinada com tintas de pigmento ultrapassa as limitações, permitindo impressões de alta resolução. O desenvolvimento expande as possibilidades criativas dos profissionais de design de moda, como Nakazato.
A tinta de pigmento é particularmente adequada para imprimir em material Brewed Protein. Ao contrário das tintas de corante, as tintas de pigmento são versáteis e podem ser utilizadas com vários tipos de tecidos, quer sejam materiais simples ou mistos.
Ao contrário das tintas de corante analógicas, as tintas de pigmento não requerem processos de vaporização ou de pós-lavagem após a impressão. O consumo de água pode ser reduzido em 96%, trazendo mais sustentabilidade para a produção têxtil.
Para além da impressão em materiais Brewed Protein, Yuima Nakazato irá apresentar uma nova coleção de peças de vestuário criadas com a tecnologia Dry Fiber da Epson e impressas com tintas pigmentadas utilizando a Monna Lisa (ML-13000). A Epson efetuou melhorias no seu tecido não tecido DFT, melhorando a sua eficiência de produção e permitindo a criação de folhas mais largas, possibilitando desenhos mais longos e mais complexos. Além disso, as folhas de não-tecido utilizadas na nova coleção Nakazato são produzidas a partir de restos de tecido provenientes de fábricas de costura.
Fundada em setembro de 2007, a Spiber é uma empresa de biotecnologia sediada em Yamagata, Japão, dedicada à criação de soluções como a Brewed Protein, uma plataforma de materiais que utiliza tecnologia de fermentação microbiana inspirada na diversidade e circularidade da natureza.