A Roland DG Corporation anunciou a aquisição de ações da UAB Dimense, uma subsidiária da UAB VEIKA, fabricante e vendedora de produtos relacionados com papel de parede e com sede em Vilnius, Lituânia.

A Roland DG, fabricante e distribuidor global de impressoras de jato de tinta de grandes formatos para publicidade e sinalética e ferramentas 3D para fabrico, decidiu adquirir 50,1% de participação na UAB Dimense print, uma subsidiária da UAB VEIKA, que se destaca na tecnologia química e oferece uma solução de gravação em relevo de impressão digital exclusiva para as indústrias do papel de parede.

«A digitalização da impressão em papel de parede ainda não entrou totalmente no mercado, mas a crescente procura de personalização e expansão futura do mercado apresentam a oportunidade perfeita para a Roland DG fazer a sua entrada oficial no mercado. Além disso, esta tecnologia de gravação em relevo tem um grande potencial, pois pode oferecer textura e dimensão a várias aplicações impressas, como moldes de gesso», refere a empresa em comunicado.

A VEIKA é uma empresa familiar fundada em 1991 em Vilnius, Lituânia, por Jakov Etin e é reconhecida como produtora de uma vasta gama de materiais para a indústria do papel de parede.

Roland UABDimense

Desde 2012, o seu foco mudou para a impressão digital e deu-se início à produção nas impressoras de jato de tinta solvente e no papel de parede em PVC. Agora, tendo em vista a proteção do ambiente, a empresa passou a produzir sem PVC, inventando e patenteando o Ecodeco™, uma base sem plastificante para a produção tradicional de papel de parede gravado a relevo a quente.

As suas soluções digitais também incluem a DIMENSE™, uma impressora de jato de tinta de grande formato, que ganhou grande reconhecimento pela sua capacidade de impressão, tintas e substrato ecológicos e facilitação dos designs expressivos originais na impressão em papel de parede.

Com a aquisição das ações da UAB Dimense print, a Roland DG terá acesso às capacidades tecnológicas combinadas em matéria de tinta e papel de parede da empresa e da sua empresa-mãe, a UAB VEIKA.

Kohei Tanabe, Presidente e Diretor Representante da Roland DG Corporation, afirmou: «Ainda me lembro veemente do dia em que vi pela primeira vez a solução de papel de parede da DIMENSE em 2019. O anúncio de hoje assinala uma fusão momentânea da nossa missão, "Oferecer novas oportunidades à sociedade através da tecnologia digital," e do nosso objetivo, "Promover a criatividade e o entusiasmo a nível mundial", com a solução de impressão de relevo digital exclusiva e inovadora da DIMENSE. Ao longo das negociações, senti o desejo de unir forças com as empresas e inspirar o entusiasmo a nível mundial. A Roland DG tem crescido consistentemente através da digitalização e da criação de mercado. Agora, tenho a honra de avançar juntos, promovendo o mercado da gravação em relevo, incluindo papéis de parede, através da aquisição de ações da UAB Dimense print.»

Aleksey Etin, CEO da UAB VEIKA, diz: «A VEIKA e a Roland DG são parceiros de negócio desde 2015. Acredito que esta "joint venture" com a Roland DG será uma excelente oportunidade para beneficiar do melhor que as duas empresas têm: a experiência da Roland DG no desenvolvimento de impressoras e a capacidade de distribuição em todo o mundo, junto com os conhecimentos da VEIKA em termos de desenvolvimento de tintas e suportes de impressão

A atual estrutura de negócio irá manter-se no futuro próximo, com ambas as empresas a trabalharem na integração. Não estão planeadas outras alterações.