A Ricoh lançou um novo equipamento Direct to Film (DTF), que visa expandir as oportunidades de aplicação para especialistas em impressão Direct to Garment (DTG).

A tecnologia DTF aplicada à impressão têxtil (impressão de uma película PET que é transferida para peças de têxtil posteriormente), permite a impressão numa gama mais alargada de tecidos. A DTF também é ideal para a produção de artigos corporativos, como guarda-chuvas e mochilas, diz a Ricoh.

Ricoh Ri 2000

A gama de materiais que podem ser impressos diretamente como resultado da tecnologia DTF incluem aqueles com superfícies repelentes de água como couro, nylon e Gore-Tex. A sua rapidez em ciclos de lavagem pesados e resultados duráveis tornam-na particularmente adequada para aplicações baseadas em poliéster, como roupa de trabalho e roupa desportiva.

A tecnologia é uma extensão das capacidades da Ri 1000 e da Ri 2000. Imprime primeiro uma camada CMYK e adiciona uma camada branca em cima. Esta é uma inversão da configuração padrão de DTG de branco primeiro e depois CMYK.

O processo permite que os desenhos pré-impressos sejam transferidos para os materiais, sem necessidade de pré-aquecimento, utilizando a tecnologia de transferência de calor. Os desenhos podem ser pré-produzidos em película PET, que é armazenada e fica pronta a utilizar para aplicação rápida. A produção é apoiada pelo ColorGATE Textile Productionserver V21.1.

A solução DTF estará disponível a partir de abril em toda a região EMEA.