fbpx

O desejo por produtos personalizados é um importante motor para a adoção da impressão têxtil digital, de acordo com um novo relatório da consultora Smithers, The Future of Digital Textile Printing até 2026.

Mais de um terço dos consumidores estão interessados em produtos personalizados que são feitos com têxteis, e quem procura personalização pagará um valor adicional pelos bens, revela a pesquisa da Smithers. Com base nestas tendências, o volume de impressão digital em têxteis vai aumentar em 13,9% CAGR, de 2021 para 2026, atingindo 5531 milhões de m2 por ano. O valor do mercado vai aumentar em 12,7% CAGR, nesse período, atingindo 6,951 mil milhões de euros por ano.

Impressao digital textil

A impressão digital têxtil continua a demonstrar fortes oportunidades de crescimento para as empresas em toda a cadeia de fornecimento de têxteis e impressão. O mercado global de impressão de jato de tinta nos têxteis aumentou em volume, de 1,635 milhões de metros quadrados em 2016 para 3,160 milhões de metros quadrados em 2019. A valorização da impressão digital também cresceu de 2,2 mil milhões de euros em 2016 para 4,1 mil milhões de euros em 2019. A pandemia global refreou o mercado, mas o crescimento global da impressão têxtil digital foi forte (11,9% CAGR e 12% em volume) de 2016 a 2021.

A recuperação da COVID-19

O mercado dos têxteis impressos em digital teve um desempenho melhor do que o mercado têxtil global durante a pandemia. À medida que os consumidores ficavam em casa, a moda e a decoração diminuíram significativamente. O mobiliário doméstico cresceu à medida que os consumidores investiram em refrescar os seus espaços pessoais. As velas para barcos, um segmento do segmento técnico, também cresceram devido a uma maior procura de desportos aquáticos ao ar livre.

O mercado têxtil digital vai crescer a um ritmo mais rápido de 2021 a 2026, à medida que a indústria têxtil impressa se recupera da pandemia global. A nível regional, a Ásia voltará aos níveis da pré-pandemia até ao final de 2021, seguindo-se a América do Norte em 2022 e a Europa Ocidental e o resto do mundo até ao final de 2023.

Mercados de uso final

A moda tem a maior penetração no mercado de impressão digital têxtil, pois aproveita os avanços da tinta na impressão digital com tinta, tanto por sublimação quanto reativa. A sinalização é o segundo maior segmento e também usa uma quantidade significativa de impressão por sublimação de tinta. A impressão de pigmentos está a ganhar força no espaço para sinalização retro iluminada. A seção de artigos de decoração também aumentou à medida que a procura do consumidor por renovar a casa aumentou. A impressão por pigmento é popular pelas propriedades de resistência à luz, mas a impressão reativa é amplamente utilizada por sua alta vibração de cores e baixo custo. A impressão digital em têxteis técnicos permanece incipiente. Este segmento prioriza a funcionalidade em relação ao design e às cores. Desse modo, o segmento de têxteis técnicos permanecerá incipiente ao longo do período de previsão.

Formato de impressão

A maior parte da impressão têxtil digital é feita em um processo de rolo a rolo, em que um rolo de tecido é impresso e depois cortado e costurado no produto acabado. Os cabeçotes de digitalização dominam o espaço com milhares de instalações em vez de um método alternativo de impressão digital de alta velocidade e alto volume, chamado de passagem única, em que os cabeçotes de impressão permanecem fixos no lugar e o substrato se move.

O número limitado (<50) de instalações globais de impressoras de passagem única representa centenas de milhões de metros quadrados de tecido impresso anualmente. Ambos os processos crescerão durante o período de previsão. A impressão direta representa cerca de 5% da penetração de mercado em termos de volume.

O processo continua a popularidade nos Estados Unidos e na Europa Ocidental, onde o desejo do consumidor de pagar um valor adicional por produtos personalizados está em alta, juntamente com uma cadeia de fornecimento têxtil local, que carece de capacidade de corte e costura suficiente para permitir escala.