fbpx

A HP vai realizar um evento online dedicado à decoração de interiores a 30 de junho, com participação gratuita e registo obrigatório.

Nesse evento haverá a decoração de um espaço de Co-working e o evento conta com a participação Rachel Nunziata, colunista da Big Picture Magazine, sobre o retorno à normalidade dos espaços públicos e como isso se reflete na decoração.

Rachel Nunziata

Como especialista em decoração de interiores, como vê a versatilidade e imediatismo da impressão digital a influenciar o mercado da decoração de interiores?

Em primeiro lugar, a tecnologia de impressão digital permite ao designer projetar sem compromisso. Pelo contrário, pode simultaneamente testar novos conceitos de design e criar novos produtos antes de serem impressos, com risco relativamente baixo e sem inventário. Os prazos de produção mais curtos continuarão também a reformular e a influenciar o mercado.

Existe uma grande oportunidade, inexplorada, para designers e criativos alavancarem a impressão digital, não só para trazer personalização aos seus projetos, mas para fazer crescer as suas marcas e negócios. Tanto nos mercados comerciais como residenciais, a versatilidade e a impressão a pedido estão a eliminar barreiras à entrada de designers que procuram desenvolver as suas próprias linhas de produtos, e, para os consumidores em impressão residencial, a impressão digital está a impulsionar a democratização do design.

Vejo o design de produtos como uma das maiores áreas de crescimento para os designers, no entanto, a educação adicional deve acontecer para aumentar a consciência sobre a oportunidade quase ilimitada da impressão digital.

No que diz respeito à influência global no mercado da decoração de interiores, o valor da impressão digital continuará a alinhar-se com o ritmo do mundo que nos rodeia e, em última análise, a sua versatilidade, sustentabilidade e imediatismo serão um fator líder para especificar o digital sobre os métodos de produção analógicos.

HP Latex R series application

 

Dado que a oportunidade é real e está a acontecer agora, qual a melhor forma de uma empresa gráfica - que está mais habituada a imprimir para eventos, para o retalho ou para sinalização - dinamizar o negócio na impressão de decoração de interiores. Quais são as suas melhores dicas?

Em resumo, existem oportunidades de impressão de decoração a serem descobertas através da rede já existente. Aconselho as empresas a conversarem com a sua atual base de clientes e a fazerem perguntas abertas sobre estratégias pós-pandemias para a reabertura. Ao ter um perfil detalhado e atualizado sobre o seu cliente, é possível lançar-se neste segmento de mercado focando-se por exemplo, em gráficos de marca em espaços de escritório corporativo, que podem levar à personalização na decoração de interiores.

Ao elevar as ofertas tradicionais, como as decorações arquitetónicas numa variedade de texturas, a gráfica pode oferecer soluções de decoração de longo prazo. O meu principal conselho é começar onde está, construir o negócio, depois ramificar e utilizar parcerias de fornecedores para entender aspetos técnicos de novos equipamentos e aplicações.

HP Latex R series application2

 

Como pode uma empresa localizar os decisores na decoração de interiores e como se envolvem com eles para tentar ganhar negócio e, posteriormente, torná-los clientes?

Identificar o decisor começa por compreender o mercado, as cadeias de abastecimento e como diferentes membros da equipa comunicam entre si ao longo de um projeto. Por exemplo, no comercial o decisor pode ser o designer de interiores ou arquiteto, no entanto, um instalador de revestimento de paredes tem um grande papel na persuasão acerca de um material ou produto ser difícil de trabalhar e o seu feedback pode influenciar durante o processo de especificação do material.

A reputação é também uma componente crítica da capacidade de um designer conseguir novos clientes, pelo que respeitar relações estabelecidas é fundamental para que os fornecedores de impressão sejam tomados em consideração. Em última análise, fornecer conhecimento, confiança e produtos impressos consistentemente de alta qualidade são os ingredientes importantes para o desenvolvimento de relações comerciais de longo prazo.  

HP Latex R series application4

Está prestes a realizar um webinar com a HP sobre o tema "Decoração – o que vem a seguir". O que é que os profissionais da área vão ganhar com esse evento?

O webinar será uma fonte de informação, à medida que avançamos para a era pós-pandemia e para que as empresas se mantenham a par. Fiz a curadoria de algumas das informações mais pertinentes sobre tendências de decoração, conceitos, novas aplicações de impressão e como é que os arquitetos e designers vão projetar de agora em diante.

O futuro é brilhante para todos à medida que nos reunimos após a pandemia, mas especialmente para os fornecedores de impressão, pois acredito que agora é o momento de mostrar a tecnologia de impressão digital através da personalização a pedido, democratização do design, aplicações quase ilimitadas e muito mais. Com o portfólio Dedis & Stitch da HP e a amplitude da tecnologia de impressão, quase todas as aplicações de design que possam ser pensadas podem ser alcançadas. Eu encorajaria todos a juntarem-se a este evento virtual emocionante.


Nota: Para participar no evento virtual, registe-se aqui.

Cortesia da Large Format Review