fbpx

A Durst aumentou o portefólio no campo da impressão de sublimação com o lançamento do P5 TEX iSUB. A abreviatura iSUB significa "sublimação inline". Elimina etapas de trabalho individuais, resultando num aumento significativo de qualidade e eficiência para o utilizador, diz a marca.

O mercado da soft signage está a registar taxas de crescimento em todas as áreas de aplicação - desde a comunicação visual e decoração até ao vestuário têxtil. No período de 2017 a 2023, o volume de vendas aumentará mais de 60%, de acordo com uma previsão da Keypoint Intelligence. Convertido em números absolutos, o mercado vai crescer globalmente de cerca de 16 mil milhões de euros em 2019 para 26 mil milhões de euros (2023).

Uma série de tendências podem ser apontadas para este crescimento contínuo, como a preocupação com o ambiente e uma maior utilização de tintas à base de água e inodoros. Outros benefícios incluem a eficiência de custos na logística e baixo consumo de tinta, bem como a implementação rápida ou a ampla gama de aplicações.

Durst P5 TEX iSUB

A Durst desenvolveu a P5 TEX iSUB, que se baseia na plataforma P5 com uma largura máxima de impressão de 3,3 metros. No coração da máquina está a fundição integrada para impressão direta em tecidos de poliéster. As vantagens deste processo de um passo são óbvias, explica Andrea Riccardi, Head of Product Management, Durst Group AG: "Não é necessário investimento nem espaço no piso para uma calendra. A Durst P5 TEX iSUB é operada por apenas um operador." Por isso, a P5 TEX iSUB não se limita à impressão direta, mas os papéis de transferência também podem ser impressos e processados da forma habitual.

A tinta de sublimação Sublifix, desenvolvida pela marca, promete cores vivas, mesmo em suportes difíceis como blackback ou backlit, para caixas de luz ou bandeiras. A tecnologia iSUB contactless garante a consistência de cor, bem como a nitidez do detalhe em imagens e texto. É adequada, por isso, para aplicações como tecidos decorativos, bandeiras, caixas de luz, entre outras

A velocidade máxima de impressão é de 383 m2/hora quando o formato de impressão de 330 cm é totalmente utilizado. O acesso a dois rolos através da opção Multiroll facilita muito a mudança de materiais. Além disso, a opção Dualroll permite imprimir dois rolos com uma largura de 1,6 metros. Outra característica é a unidade de acabamento integrada, que pode ser usada para costurar.