A Innotech lançou um têxtil que é produzido a partir de garrafas de plástico recicladas, criando um substrato para a impressão de grandes formatos.

Denominado Vertex Marine, já está disponível e é um tecido 100% poliéster. O substrato está disponível em rolos de 3,2 m e pode ser aplicado a uma variedade de sistemas de displays da Innotech, como o sistema de banner TexStyle Straight.

O diretor de marketing, Kieran Dallow, afirmou: "Estamos extremamente entusiasmados por poder oferecer um produto tão avançado à indústria da impressão, e é um prazer podermos oferecer materiais que protegem os ecossistemas dos nossos oceanos. Para pôr isto em perspetiva, um rolo de 3,2 x 100m usa pouco menos de 4000 garrafas de plástico, que de outra forma poderiam ter entrado nos oceanos."

O processo de reciclagem da Innotech envolve a recuperação de garrafas de plástico em fardos compactados, que são partidas e cujas etiquetas são removidas antes de o PET ser esmagado em flocos. Os flocos são lavados e transformados em pellets, depois derretidos, extrudidos e fiados num fio de poliéster, que é tecido para criar o material Vertex Marine.

Ao longo do processo, o material não perde nenhuma das qualidades de um fio de poliéster virgem, o que significa que foi concebido para dar uma qualidade igual de acabamento de impressão a partir de impressoras a jato de tinta, UV-C ou Látex.