A Brother apresentou uma nova gama de impressoras multifunções A4 de jato de tinta destinada a pequenas e médias empresas e a escritórios domésticos.

Os modelos MFC-J5110DW e MFC-J5010DW integram, pela primeira vez nesta categoria, a tecnologia MAXIDRIVE da empresa.

A nova série Business Smart reúne funções de impressão, digitalização, cópia e fax e foi concebida para contextos de trabalho com necessidades de utilização frequente. Os equipamentos combinam mecanismos de manutenção automática, opções de conectividade e consumíveis de elevada capacidade, com o objetivo de reduzir interrupções de funcionamento.

O principal elemento tecnológico da gama é o chip de impressão MAXIDRIVE. Baseado em tecnologia piezoelétrica, o sistema regula a deposição de tinta e inclui funções de manutenção que monitorizam a injeção, procurando evitar a secagem da tinta, o bloqueio dos injetores e a formação de bolhas de ar.

Os dois modelos disponibilizam impressão e digitalização automáticas frente e verso, bem como conectividade por Wi-Fi de 2,4 e 5 GHz, Gigabit Ethernet e USB. Os utilizadores podem imprimir a partir de computadores, aplicações móveis e dispositivos USB, além de digitalizar para estes destinos. A gama é compatível com a aplicação Brother Mobile Connect e com o serviço de subscrição EcoPro.

Dois modelos com diferentes capacidades de papel

O modelo MFC-J5110DW inclui duas bandejas de papel com capacidade para 250 folhas cada, uma bandeja multifunções para 100 folhas, alimentador automático de documentos e visor tátil a cores de maior dimensão.

Já o MFC-J5010DW dispõe de uma bandeja para 250 folhas, bandeja de alimentação manual e visor tátil. Ambos os equipamentos incluem funções de impressão, cópia, digitalização e fax.

De acordo com as especificações divulgadas pela empresa, a série permite obter a primeira página em até 4,5 segundos, imprimir até 28 imagens por minuto e realizar digitalização duplex até 30 imagens por minuto.

A Brother refere ainda que os novos tinteiros pigmentados XXL podem imprimir até 6.000 páginas a preto e até 5.000 páginas por cada cor, contribuindo para reduzir a frequência de substituição dos consumíveis em ambientes com maior volume de impressão.

“Estas novas impressoras oferecem funcionalidades que não são expectáveis num dispositivo para empresas, com níveis de desempenho pouco comuns em impressoras de tinta e uma tecnologia que permite que os equipamentos se mantenham praticamente autónomos, proporcionando uma experiência de utilização fiável e consistente”, afirmou José Ramón Sanz, responsável de Marketing de Produto da Brother Iberia.

No âmbito da sustentabilidade, a Brother indica que os tinteiros foram concebidos para remanufactura e podem ser devolvidos gratuitamente à empresa para reutilização. O modelo MFC-J5110DW incorpora aproximadamente 30% de plástico reciclado, segundo a informação divulgada.