A Valmet anunciou o lançamento dos novos revestimentos de rolos de prensa Bioneer, para reduzir a dependência de recursos fósseis e o impacto climático associado à operação industrial.

Os novos revestimentos destinam-se a uma ampla gama de aplicações em rolos de prensa e rolos de sucção, utilizados em máquinas de cartão, papel, tissue e secagem de pasta. A incorporação de materiais reciclados, renováveis ou de base biológica foi efetuada sem comprometer requisitos técnicos como durabilidade, resistência ao desgaste e desempenho de desaguamento.

“Os nossos clientes procuram cada vez mais soluções que lhes permitam melhorar o desempenho das máquinas e, simultaneamente, cumprir os seus objetivos de sustentabilidade. Com os revestimentos Bioneer, conseguimos oferecer tecnologia de elevado desempenho e dados verificados sobre o impacto climático. Esta combinação reforça o nosso papel enquanto líder global em tecnologia de revestimentos de rolos e parceiro de confiança em sustentabilidade”, afirma Ulla Kanerva, Global Technology Manager, Roll Covers and Maintenance, da Valmet.

Os revestimentos de rolos de prensa Bioneer são os primeiros da Valmet a integrar dados específicos de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA – Life Cycle Assessment), disponibilizando informação transparente e quantificada sobre o impacto climático dos produtos.

Como exemplo, o Valmet Press Roll Cover PF Bioneer apresenta uma redução de até 12,2% nas emissões de CO₂ do tipo cradle-to-gate, em comparação com produtos convencionais. Esta redução resulta da utilização de materiais renováveis e reciclados certificados REDcert², recorrendo à abordagem de mass balance.