A Epson anunciou o lançamento de duas novas impressoras a jato de tinta A3 e confirma o fim das vendas de impressoras laser.
A decisão tomada há dois anos confirma-se mais cedo, já que o prazo estipulado inicialmente era o ano de 2026.
A decisão de se concentrar exclusivamente na sua tecnologia patenteada de jato de tinta sem calor foi tomada devido ao maior potencial desta tecnologia para fazer avanços significativos em termos de sustentabilidade. Isto deve-se às diferentes formas de funcionamento das tecnologias de impressão: enquanto as impressoras laser requerem calor para fundir o toner numa página, o jato de tinta sem calor é uma tecnologia fria que requer menos energia para funcionar.
Iryna Narytnyk, product manager da Epson Iberica, afirma: “O nosso negócio continua 100% focado no jato de tinta Piezo Sem Calor, que tira partido da nossa tecnologia patenteada para oferecer soluções de impressão mais eficientes e sustentáveis aos nossos parceiros e clientes finais. Esta decisão marca o fim das vendas de impressoras laser na Europa, dois anos antes do nosso objetivo global para 2026”.
As mais recentes impressoras a juntarem-se à gama são os modelos A3 WorkForce Pro EP-C7000DW e WorkForce Pro EM-C7100DWF, de 25 ppm, com função duplex e um menor consumo de energia.
De acordo com o grupo de análise de mercado IDC, o mercado de jato de tinta para empresas da Europa Ocidental deverá crescer a uma taxa de +7,6% entre 2023 e 2028, em comparação com o mercado de impressão a laser, que deverá diminuir a uma taxa de -2,2%.