O início de outubro traz novas opções ao portefólio da Canon imagePROGRAF TM, com impressoras A0+ e A1+ para a impressão de aplicações técnicas e promocionais em grande formato.
O lançamento inclui cinco modelos – TM-355, TM-350 e TM-340 para impressões A0+, e TM-255 e TM-240 para impressões A1+ –, todos com uma tinta magenta vibrante recentemente formulada. A gama destina-se a satisfazer diversas necessidades de impressão, desde desenhos de construção e design CAD a cartazes para retalho e restauração a posters para o setor da educação, por exemplo.
Com dimensões reduzidas, a fabricante garante que se adapta a praticamente qualquer espaço de escritório ou de venda a retalho, mesmo quando combinados com o scanner de grande formato opcional.
A série imagePROGRAF TM inclui um processador de imagem L-COA PRO II recentemente desenvolvido, que permite um arranque rápido. A TM-355/350 tem velocidades de impressão máximas de até 3 páginas por minuto (PPM), cerca de 28% mais rápida do que os modelos anteriores[1].
As melhorias na tinta da série imagePROGRAF TM proporcionam maior vivacidade, mesmo em papel não revestido. A nova tabela de processamento de imagem recém concebida e a tinta magenta otimizada asseguram a reprodução vívida dos vermelhos e contrastes mais nítidos. Isto equivale a maior clareza ao realçar correções e revisões em desenhos CAD ou quando se apresentam anotações técnicas críticas.
Ao utilizar tinta pigmentada em todas as cores, que também é resistente à água, a impressão tem uma maior durabilidade e não se desvanece facilmente. Os equipamentos imprimem também sem margens utilizando a largura total do rolo.
O novo design facilita a troca de rolos de papel, e as impressoras detetam e apresentam automaticamente o tipo de papel[2] e calculam a quantidade restante. A calibração de cores incluída é realizada por defeito para maior eficiência operacional.
O painel com ecrã tátil mostra a largura e o tipo do papel, bem como os níveis restantes de tinta e de papel no rolo. Para além disso, pode ser inclinado para ajustar o ângulo para facilitar a visualização segundo o ponto de vista e a posição do utilizador.
O design também ajuda a reduzir o ruído de funcionamento, em toda a série, até cerca de 39 decibéis (dB) em determinados modelos, o que é aproximadamente 1/3 mais baixo[3] do que nos modelos antecessores.
As impressoras da série TM contam com o software Direct Print Plus, o que significa que pode dar-se ordem de impressão em lote a vários ficheiros em diferentes formatos com uma simples operação de arrastar e largar (drag-and-drop), ajudando os utilizadores a imprimir todos os tipos de desenhos. Para aplicações promocionais, os clientes podem utilizar a aplicação web PosterArtist da Canon para criar designs originais de cartazes e flyers, escolhendo entre uma vasta gama de modelos gratuitos.
Jennifer Kolloczek, EMEA Planning, Marketing & Innovation Senior Director, Production Print da Canon Europa, afirmou: «A nova série imagePROGRAF TM coloca uma nova fasquia para as impressoras de grande formato compactas e multiusos, criando impressões incrivelmente vibrantes, com uma dimensão reduzida e menos ruído. Independentemente do tamanho da sua empresa, e por mais restrito que seja o seu espaço, agora pode produzir convenientemente uma grande variedade de aplicações de impressão que tradicionalmente teriam de ser subcontratadas, desde desenhos CAD a cartazes e materiais de POS de retalho, melhorando a produtividade e a eficiência sem comprometer a qualidade.»
A série imagePROGRAF TM obteve a classificação de produto "Gold" no registo EPEAT (Electronic Product Environmental Assessment Tool) dos EUA, o nível mais elevado de registo no campo dos produtos de equipamento de imagem[4]. A espuma de poliestireno expandido também foi eliminada dos materiais de embalagem dos produtos, que têm agora uma embalagem totalmente em cartão.
[1] Desenho em papel landscape A1 não revestido, na definição de impressão mais rápida. Tempo desde o início da impressão até ao corte do papel. Comparação com imagePROGRAF TM-305/300 (lançada em novembro de 2018).
[2] É necessária a seleção manual do tipo de papel na primeira utilização.
[3] Comparação da energia sonora ao imprimir em papel normal não revestido, com desenho de linhas e texto e no modo normal. O modelo convencional da mesma classe é a imagePROGRAF TM-300/200 (lançada em novembro de 2018).
[4] O EPEAT é um sistema de avaliação ambiental criado pelo GEC (Green Electronics Council), uma organização sem fins lucrativos americana, com o objetivo de desenvolver e promover o mercado de produtos amigos do ambiente. Reconhece fatores como a longevidade do produto, a conservação de energia e a embalagem.