A Canon Europa lançou o PRISMAcolor Manager, software de gestão de cores baseado na Cloud, que permite que os fornecedores de serviços de impressão (PSPs) meçam e validem cores em impressoras a jato de tinta e toner CMYK, em várias localizações.

Utilizando um processo passo a passo, que executa verificações de qualidade e consistência, o PRISMAcolor Manager verifica a precisão das cores segundo padrões reconhecidos pela indústria, como os especificados pela FOGRA e IDEAlliance, ou metas e tolerâncias definidas pelo utilizador, permitindo que os operadores comparem e repliquem com precisão as cores impressas.

Jennifer Kolloczek, European Planning, Marketing & Innovation Senior Director, Production Print da Canon Europa, comentou: «Validar e otimizar a consistência das cores é essencial para os fornecedores de serviços de impressão e é um dos aspetos mais críticos da impressão profissional. Monitorizar a qualidade da cor e garantir que está de acordo com os padrões da indústria pode ser muito demorado e complexo e geralmente requer um especialista em cores.

Para PSPs que têm mais de um tipo de impressora ou fornecedor de impressoras, o processo de medição e análise da consistência e qualidade das cores em diferentes dispositivos pode ser ainda mais desafiador. O PRISMAcolor Manager oferece aos PSPs uma ferramenta simples agnóstica quanto à impressora para dar suporte a estes processos, e a sua interface de utilizador simples e fácil permite que operadores de qualquer nível de especialização executem a validação.»

PRISMAcolor Manager


O PRISMAcolor Manager mostra animações e passo a passo sobre como realizar medições de cor, desde a inicialização até à geração de relatórios. O PRISMAcolor Manager envia automaticamente os gráficos de medição com as configurações corretas para um dispositivo acionado pelo controlador PRISMAsync- ou Fiery, ou exibindo as configurações corretas de qualidade de cor no ecrã como instruções para o operador. Durante a medição, as ilustrações oferecem feedback em tempo real e marcas de verificação após a execução correta de cada etapa.

Utilizando o PRISMAcolor Manager, os operadores podem validar a qualidade de cor de quatro formas:

  1. A partir de um servidor de impressão PRISMAsync[1], imprime-se um gráfico de teste com as configurações corretas, medidas através dos sensores de cor internos da impressora digital. As validações são, depois, carregadas para o PRISMAcolor Manager. Todo este processo ocorre de forma automática.
  1. A partir do PRISMAcolor Manager, imprime-se automaticamente um gráfico de teste com código ID[2] com as configurações de cores corretas num equipamento CYMK acionado por controlador PRISMAsync- ou Fiery, facilmente medível através de um dispositivo de medição X-Rite i1 Pro ou iSis compatível, vinculando o resultado de validação ao teste através do ID deste.
  2. Descarrega-se um gráfico de teste com código ID a partir do PRISMAcolor Manager e imprime-se manualmente em qualquer impressora CMYK habilitada para SNMP utilizando as configurações de qualidade de cor exibidas no PRISMAcolor Manager. O gráfico é facilmente medido através do PRISMAcolor Manager utilizando um dispositivo de medição X-Rite i1 Pro ou iSis compatível e os resultados da validação são vinculados ao teste através do ID deste.
  1. Mede-se um gráfico de teste padrão para validação de cores através do PRISMAcolor Manager utilizando um dispositivo de medição X-Rite i1 Pro ou iSis compatível.

O PRISMAcolor Manager estará disponível a partir de maio de 2023 através do PRISMA Home, a casa de todas as ferramentas e aplicações PRISMA Cloud.

 

[1] Requer uma licença de Gestão de Cor Avançada.

[2] Um gráfico de teste com Código ID vai ter um código de identificação único utilizado no PRISMAcolor Manager.