A Canon anunciou hoje o lançamento da Série ProStream 3000, impressoras a jato de tinta de alta velocidade e alimentação contínua para impressão comercial.

A nova série ProStream 3000 promete qualidade de impressão semelhante à do offset, de forma consistente, e a capacidade de lidar com papel de alta gramagem, e velocidades de impressão mais elevadas.

ProStream R2

O objetivo, diz a Canon, é permitir que as empresas de impressão – incluindo gráficas comerciais gerais e de impressão online, produtoras de livros e especialistas em produtos fotográficos – possam migrar trabalhos de alto volume e alto valor para a tecnologia digital.

Disponível em dois modelos – a ProStream 3080 de 80m por minuto e a ProStream 3133 de 133m por minuto –, a nova série de impressoras imprime em larguras de bobina de até 558mm e comprimentos de página de até 1524mm.

A nova série ProStream é capaz de imprimir até 11.300 folhas 4/4 B2 por hora ou 1.790 folhas A4 4/4 por minuto, o que equivale a 58 milhões de impressões A4 por mês, em substratos até 300 g/m2, sem necessidade de desacelerar a produção no caso de gramagens de materiais mais elevadas.

As cabeças de impressão piezo com 1200 dpi, combinadas com tintas de pigmento de polímero à base de água, e o Smart ColorGrip, uma nova versão da solução de condicionamento de papel da Canon são outras características do equipamento. Com o Smart ColorGrip, a quantidade de solução ColorGrip aplicada pode ser personalizada para áreas específicas da página de forma a ajustar para uma cobertura de tinta. O Inline Quality Control, um sistema de câmara, verifica automaticamente a qualidade da impressão, reduzindo o tempo necessário para o controlo de qualidade pelo operador.

Jennifer Kolloczek, European Planning, Marketing & Innovation Senior Director, Production Print da Canon Europa, comentou: “A produtividade melhorada numa variedade de aplicações significa que os utilizadores agora podem migrar com confiança ainda mais trabalho do offset para o digital a pedido, reduzindo o tempo de entrega e preparação e o desperdício; tornando as tiragens atuais, cada vez menores, mais lucrativas; e dando resposta às exigências das marcas no que toca a um tempo de comercialização mais curto.”

Um dos segredos da produtividade está no sistema de secagem melhorado, que utiliza flutuação de ar em todo o trajeto do papel para proteger a qualidade da impressão em todas as fases. O novo design assimétrico permite a secagem da impressão de forma uniforme e controlada, sem entrar em contacto com o papel.

Graças à maior eficiência do sistema de secagem, a nova ProStream consome menos energia do que a Série 1000 para a maioria das aplicações e pode ser conectada a uma ligação de energia nominal mais baixa. Isto faz dela uma escolha prática e mais adequada para a infraestrutura elétrica de empresas de impressão de menores dimensões. Para além disso, as unidades de secagem e refrigeração e a fonte de alimentação foram realocadas na arquitetura do novo produto, melhorando a acessibilidade e a operacionalidade para os operadores.

A primeira ProStream 3000 será instalada no Pixartprinting Group em Itália, juntando-se a outras três ProStream 1800, que serviram para preencher a 'lacuna de maximização de margens' entre as tecnologias existentes de toner offset e digital B2 da empresa, sem comprometer a qualidade.

Os nossos produtos são impressos utilizando apenas as máquinas mais avançadas. Desde a primeira instalação em 2018, as ProStreams têm-nos permitido otimizar ainda mais a produção, escolhendo o sistema mais económico com base nas variáveis do trabalho em questão. Os principais benefícios têm sido maiores produtividade e eficiência e o facto de a tecnologia ser tão fácil de utilizar,” notou Alessio Piazzetta, Chief Manufacturing Officer do Pixarprinting Group.

A Pixartprinting optou por aumentar ainda mais o seu “arsenal” de jato de tinta, investindo nesta impressora de última geração para dar resposta às exigências de eficácia geral dos equipamentos (OEE, na sua sigla em inglês) da empresa e migrar mais trabalho para impressão a jato de tinta.

A estreia global da Série ProStream 3000 acontece no evento Hunkeler Innovationdays (27 de fevereiro a 2 de março de 2023, em Lucerna, Suíça), onde está a ser exibida em fluxos de trabalho de produção ao vivo de uma ampla variedade de aplicações de impressão comercial. A nova série de impressoras está disponível de forma imediata, diretamente na Canon ou através dos seus parceiros de canal, dependendo do território.